Boneca Abayomi (002)

3º Cultura Popular – Formação e Partilha

 O 3º Cultura Popular – Formação e Partilha, festival que destaca a cultura popular brasileira, será realizado entre os dias 16 e 18 de agosto, em Itajaí. O evento possibilita a criação de espaços para manifestações locais e nacionais, ressaltando sua importância através das vivências oferecidas à comunidade. Mais de 30 artistas fazem parte da programação gratuita, em apresentações, oficinas e shows.

Inscrições para as oficinas e feira: jardineiraproducoes@gmail.com

 O 3º Cultura Popular – Formação e Partilha, será aberto no dia 16, às 20h, no Mercado Público de Itajaí, com o show do Bando Chico Estrada, com o tradicional Coco de Roda brasileiro e autoral, e com o show do recifense Adiel Luna, mestre de baque solto, violeiro, cantador e repentista.

 No sábado, dia 17, às 10h, a Associação Esportiva de Capoeira de Itajaí se apresentará no calçadão da Rua Hercílio Luz, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão; e a partir das 14h, no SESC Itajaí, serão realizadas as oficinas, “COCO – Da Pisada ao Verso” – uma imersão na geografia do ritmo do coco e na cultura nordestina, com Adiel Luna; e  a produção de Abayomis – bonecas de amarração africanas, com Sueli Leodoro, representante do Quilombo Morro do Boi.

A partir das 19h30, no Mercado Público, se  apresentará Baque Mulher Balneário, grupo feminino de Maracatu de baque virado, representando a arte feita por mulheres e sua resistência, e o Grupo Tarrafa Elétrica – representante da cultura peixeira e praieira da cidade.

No domingo, dia 18,  no SESC, as 10h  continua a oficina “COCO – Da Pisada ao Verso” com Adiel Luna; e a partir das 13h30, a Feira da Cultura Popular, que receberá artesãos, escritores e artistas visuais da região.

O evento encerra com o show João Arruda convida Grupo Sabuká – Kariri Xocó e Sinhá Rosária (Campinas/SP e Maceió/AL) às 16h. Arruda, é músico comprometido com a valorização e recriação de temas e canções da cultura musical dos povos; e Sinhá Rosária, cantadora e compositora campinense. Após o show, uma roda de conversa com o público sobre o trabalho de João, dos indígenas e de Sinhá Rosária.

O 3º Cultura Popular – Formação e Partilha tem como objetivo a troca e a partilha de saberes entre artistas e público, e possibilita o contato com as diversas tradições do Brasil.

PROGRAMAÇÃO

 SEXTA-FEIRA (Noite)

Local: Mercado Público de Itajaí

20h: Show local Bando Chico Estrada – Coco de Roda (Itajaí/SC)

21h30: Show nacional com Adiel Luna(Recife/PE)

 SÁBADO (Manhã)

Local: Calçadão da Rua Hercílio Luz, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão

10h: Apresentação Associação Esportiva de Capoeira de Itajaí (Itajaí/SC)

 SÁBADO (Tarde)

Local: Sesc

14h às 18h: Oficina “COCO – Da Pisada ao Verso” com Adiel Luna (Recife/PE)

Local: Sesc

14h30 às 16h / 16h00 às 17h30: Oficina “ABAYOMI – Bonecas com amarração africana” com Sueli Leodoro (Balneário Camboriú/SC)

SÁBADO(Noite)

Local: Mercado Público de Itajaí

19h30: Baque Mulher Balneário(Balneário Camboriú/SC)

20h30: Show com Tarrafa Elétrica (Itajaí/SC)

DOMINGO (Manhã)

Local: Sesc

10h às 13h: Oficina “COCO – Da Pisada ao Verso” com Adiel Luna (Recife/PE)

 

DOMINGO(Tarde)

Local: Sesc

13h30: Feira da Cultura Popular

16h:Show João Arruda convida Grupo Sabuká – KaririXocó e Sinhá Rosária (Campinas/SP e Maceió/AL)

17h30: Roda de conversa com os artistas e o público

Informações: (47) 9 9992 1789   (47) 9 9654 9105

 

Compartilhe nas Redes Sociais:

Nenhum comentário.

Escrever um Comentário

Tem alguma crítica, dúvida ou sugestão em relação à publicação? Então deixe o seu comentário e entre na discussão!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>