jhh

7° Juntos pelo Rio recolheu dez toneladas de resíduos dos rios da região

7° Juntos pelo Rio recolheu dez toneladas de resíduos dos rios da região

Ação reuniu cerca de 800 voluntários no sábado 

A sétima edição do mutirão de limpeza Juntos pelo Rio e Contra o Aedes aegypti recolheu, no sábado passado (24), dez toneladas de resíduos dos rios da região. Cerca de 800 voluntários e 20 embarcações ajudaram na coleta dos materiais em Itajaí, Navegantes e Penha. O montante de lixo retirado dos rios foi 47% maior do que no ano passado, quando foram recolhidas 6,8 toneladas de resíduos recicláveis e não recicláveis.

Organizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto de Itajaí e Semasa, o mutirão é alusivo ao Dia Mundial da Água e tem como objetivo sensibilizar a população para a quantidade de lixo que é despejada nos rios. Ao todo, as cooperativas participantes contabilizaram três toneladas de resíduos recicláveis e sete toneladas de materiais não recicláveis.

kjj“O mutirão tem contribuído na conscientização da comunidade e todos os anos sempre há muitos voluntários engajados. Porém, infelizmente, a cada ano nos impressionamos com os resíduos que encontramos nos rios. Já chegamos a retirar cinco geladeiras em uma edição do mutirão e neste ano novamente foi recolhida uma grande quantidade de lixo”, relata Natália Pires, uma das responsáveis pela organização do evento.

Nesta edição, os voluntários fizeram a limpeza no Rio Itajaí-Açu (Itajaí e Navegantes), na Baía Afonso Wippel, no canal retificado do Rio Itajaí-Mirim (bairro São Vicente) e no Rio Gravatá (Navegantes e Penha). Por terra, os trabalhos se concentraram na Avenida Beira-Rio, Molhes da Barra, Praia da Atalaia e prainhas.aa

Os agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Itajaí também participaram do mutirão promovendo uma blitz educativa de combate à dengue, chikungunya e zika vírus na Avenida Beira-rio.

Já na Marina Itajaí, foram oferecidas oficinas de educação ambiental para crianças, música ao vivo, exposições e orientações para o combate ao Aedes aegypti com brincadeiras de caça ao tesouro, organizadas pelo Núcleo de Controle de Zoonoses da Vigilância Epidemiológica de Itajaí.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Nenhum comentário.

Escrever um Comentário

Tem alguma crítica, dúvida ou sugestão em relação à publicação? Então deixe o seu comentário e entre na discussão!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>