Boi de mamão

Cantigas do Boi de Mamão Catarinense viram livro com partituras e histórias

 O livro Cantigas do Boi de Mamão Catarinense: versões e partituras, escrito por Cristiane Müller, Josias Pimentel e Natália Pereira conta a história de boi de mamão de cinco grupos folclóricos do estado e apresenta as canções do repertório de cada um deles por meio de 47 partituras.

O lançamento será no domingo, 7 de julho, às 17h no SESC Itajaí, e ainda contará com a Mini Apresentação: Cantoria de Boi de Mamão, preparada pelos autores-músicos. O livro estará à venda no local ao valor de R$ 25,00.

O livro escrito a três mãos (músicos e professores), nasce do desejo de registrar, continuar e perpetuar a brincadeira do boi de mamão, tornando acessível às próximas gerações, parte do trabalho de mestres e grupos que mantiveram essa manifestação folclórica viva em Santa Catarina.

O Boi Mamão foi por muito tempo uma brincadeira de rua, de passar nas casas da vizinhança e com o tempo passou a se apresentar em pátios, eventos, festas populares, escolas. Ao longo dos anos as tradições foram sendo reinventadas. Em alguns estados leva o nome de boi-bumbá, bumba-meu-boi, e embora em todos os lugares a figura principal seja o boi, a manifestação não é igual, possui características únicas da região, conforme a herança cultural.

Improvisar versos, construir bonecos, contar a história, tocar o violão, o tambor, o pandeiro, passa de geração em geração e a continuidade da brincadeira é uma oportunidade de não deixar que o boi de mamão fique apenas na memória dos mais velhos. E agora Santa Catarina ganha um registro dessa manifestação folclórica em livro.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Nenhum comentário.

Escrever um Comentário

Tem alguma crítica, dúvida ou sugestão em relação à publicação? Então deixe o seu comentário e entre na discussão!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>