Integrantes da Cia. Experimentus - fotos de Mariana Feitosa (002)

Cia. Experimentus comemora 20 anos de trajetória

Programação gratuita começa em maio e oferece ao público treze ações teatrais até outubro

 Apresentações, formação, retrospectiva e registro fazem parte da programação que comemora os 20 anos de trabalho da Cia. Experimentus Teatrais (Itajaí/SC). Serão oferecidas seis apresentações de espetáculos, três delas com rodas de conversa, duas oficinas com convidados, exposição com base na trajetória do grupo e o lançamento de um catálogo comemorativo. As atividades acontecem em Itajaí de maio a outubro no Sesc, Teatro Municipal e outros espaços. A programação é gratuita. De 20 a 23 de maio, a oficina para artistas da cena “Práticas do Real na Criação do Ator”, com Renato Turnes (Florianópolis), abre a programação do projeto. A oficina acontece no Sesc Itajaí. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de maio pelo site www.experimentus.com.br .

O trabalho é construído a partir de uma proposta de metodologia criada pelo ator e diretor Renato Turnes a partir da experimentação de procedimentos documentais em diversos espetáculos, performances e filmes documentários que dirigiu ao longo dos últimos 10 anos. “A oficina é voltada para o aperfeiçoamento do trabalho de artistas da cena interessados em investigar procedimentos de criação a partir de estímulos documentais: memórias, depoimentos, entrevistas, documentos impressos e elementos afetivos de lembrança, como fotos, músicas, roupas e objetos”. – explica Renato Turnes.

Em agosto serão apresentados os espetáculos que compõem o repertório atual do grupo: “Meu pai é um homem pássaro” (2015), “Vem ver nosso boi brincar: Uma homenagem ao cantador Arnoldo Cueca” (2016) e “Dois amores e um bicho – Versão n. 02” (2016). Após a exibição de três sessões – uma de cada espetáculo – haverá ainda uma roda de conversa mediada por artistas convidados.

Os espetáculos contarão ainda com intérprete de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, e há disponibilidade de visita tátil para pessoas cegas ou com baixa visão. Além disso, todas as atividades do projeto serão realizadas em espaços com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.

Além das oficinas e espetáculos, em setembro a Galeria de Artes do Sesc Itajaí recebe uma exposição com curadoria do performer e artista visual Leandro de Maman, com base em documentos, imagens, figurinos, objetos de cena e outros elementos que apresentam rastros dos 20 anos de trajetória da companhia. Na mesma ocasião será lançado um catálogo comemorativo com imagens e textos dos integrantes e convidados sobre essas duas décadas de trabalho.

Encerrando a programação do projeto, em outubro a companhia recebe a dançarina e pesquisadora Sandra Meyer, que realiza em Itajaí a oficina “Improvisação e composição em processos colaborativos”, voltada para atores e dançarinos.

PROGRAMAÇÃO GRATUITA:

 1a Etapa: MAIO / OFICINA

Data: 20 a 23/05 (segunda a quinta) 19h às 22h / Sesc Itajaí

Oficina: “Práticas do Real na Criação do Ator” com Renato Turnes

Valor: Gratuita e aberta a atores

Inscrições até 13/05 pelo site: www.experimentus.com.br (mediante envio de breve currículo e carta de interesse)

2a. Etapa: AGOSTO / ESPETÁCULOS E RODAS DE CONVERSAS

Data: 27/08 (terça) 20h / IFSC Itajaí

Espetáculo: “Dois Amores e um Bicho – Versão Nº 02″

Data: 28/08 (quarta) – 9h30 e 15h / Teatro Municipal de Itajaí

Espetáculo: “Meu Pai é um Homem Pássaro”

Data: 29/08 (quinta) – 15h e 20h / Sesc Itajaí

espetáculo: “Vem Ver Nosso Boi brincar”

Data: 30/08 (sexta) 20h / Sesc Itajaí

“Dois Amores e um Bicho – Versão Nº 02″

3a. Etapa: SETEMBRO/OUTUBRO – EXPOSIÇÃO e CATÁLOGO

Data: 12/09 (quinta) Abertura da Exposição e Lançamento do Catálogo Comemorativo

Visitação aberta até 06/10

Curadoria da exposição: Leandro de Maman

4a. Etapa: SETEMBRO/OUTUBRO – OFICINA

Oficina: “Improvisação e composição em processos colaborativos” com Sandra Meyer

Data: 30/09 a 03/10 (segunda a quinta) 19h às 22h

Valor: Gratuita e aberta a atores

 

Compartilhe nas Redes Sociais:

Nenhum comentário.

Escrever um Comentário

Tem alguma crítica, dúvida ou sugestão em relação à publicação? Então deixe o seu comentário e entre na discussão!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>