Espetáculo “A greve do sexo” estreia neste fim de semana em Itajaí

Com humor o espetáculo discute a desigualdade entre gênero e política

Nos dias 16 e 17 de novembro, atores do grupo de estudos de teatro da produtora Anchieta Arte Cênica, recriarão o teatro grego no palco da Casa da Cultura Dide Brandão, em Itajaí. As apresentações começam às 20h e o ingresso custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada, antecipado ou com uma caixinha de leite).

“O espetáculo discute o corpo da mulher como objeto e símbolo de liberdade. O sexo, a desigualdade entre gênero, a violência contra a mulher e a política, temas pertinentes que a cada dia se tornam mais urgentes dialogar e combater”, comenta a diretora do espetáculo Ana Luiza Marcolina.

A greve do sexo é uma comédia famosa de Aristófanes. Escrita e encenada na Atenas clássica em 411 a.C.

A peça se passa num mundo apocalíptico, em uma sociedade onde se instaurou um regime totalitário baseado nas decisões dos homens, uma seita religiosa que tem como crença a superioridade do sexo masculino e onde são retirados os direitos das mulheres. Lisístrata, uma mulher exausta com a desigualdade, também cansada da guerra que está sendo travada em busca de mantimentos resolve por em prática um grande plano para reverter a situação, ela arma uma greve de sexo que tem o apoio de todas as mulheres. Para alcançar seu objetivo elas ocuparam a base, e tomaram conta dos únicos mantimentos existentes no local, gerando vários questionamentos no modo de governo atual.

O espetáculo faz parte do projeto “Anchieta Arte Cênica 2×3 – Espetáculos e Oficinas”, que inclui pesquisa e montagem de dois textos clássicos da dramaturgia cômica. Junto com a peça A greve do sexo, o Inspetor Geral também foi montado. Ao decorrer deste ano a Profª e drª Vera Collaço, a atriz e Ms.  Ana Paula Beling, o ator e diretor Pepe Sedrez e a atriz e produtora Vanderléia Will participaram do projeto como convidados, ministrando oficinas e apresentando espetáculo.

crédito ana marcolina (2) (002)

Compartilhe nas Redes Sociais:

Nenhum comentário.

Escrever um Comentário

Tem alguma crítica, dúvida ou sugestão em relação à publicação? Então deixe o seu comentário e entre na discussão!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>