onu

Itajaí é a primeira cidade do Brasil a levantar bandeira de sustentabilidade da ONU

Itajaí é a primeira cidade do Brasil a levantar bandeira de sustentabilidade da ONU

Compromisso “Mares Limpos” foi oficializado nesta quarta-feira (18)

A abertura do seminário técnico científico O Futuro dos Oceanos: combate ao lixo no mar, realizado durante a Volvo Ocean Race, foi marcada pela assinatura da Carta Compromisso de Mares Limpos. O documento firma parceria entre a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Município de Itajaí, primeira cidade brasileira a assumir o compromisso.

“Esta tarde será memorável por causa de nosso compromisso com o futuro de Itajaí”, enfatizou o prefeito Volnei Morastoni. “Para Itajaí é um orgulho receber esse evento junto com a Volvo Ocean Race, que nos consolida como Polo Náutico do Brasil”, encerrou.onu

O documento prevê quatro pontos de atuação: trabalhar no sentido de publicar novas leis, em conjunto com os municípios vizinhos, para criação de uma política regional de combate ao lixo no mar; informar os cidadãos de Itajaí sobre a importância deste tema, através de campanhas de educação ambiental, palestras, seminários e workshops; encorajar e fomentar a iniciativa privada para que realizem práticas sustentáveis que visem a redução do lixo marinho, especialmente o plástico; e minimizar o uso de plástico nas atividades do executivo municipal.

A carta foi assinada pelo prefeito Volnei Morastoni e por Fernanda Daltro, representante da ONU Meio Ambiente.

O Futuro dos Oceanos e a Volvo Ocean Race em Itajaí
Na abertura do seminário, o presidente da Itajaí Stopover e secretário de Turismo, Evandro Neiva, ressaltou a importância do evento para Itajaí. “O evento é mais que uma festa, mas uma oportunidade de promover Itajaí em várias frentes, inclusive como cidade sustentável”, enfatizou Neiva.

“Esse evento foi planejado desde o ano passado. Itajaí é protagonista do combate ao lixo no mar”, declarou o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), Victor Valente Silvestre. “O problema do lixo no mar é um problema nosso”, alertou Silvestre.

O Futuro dos Oceanos: combate ao lixo no mar reuniu uma série de pesquisadores e personalidades envolvidas na causa. O tema desta edição da Volvo Ocean Race é justamente o cuidado com os oceanos.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Nenhum comentário.

Escrever um Comentário

Tem alguma crítica, dúvida ou sugestão em relação à publicação? Então deixe o seu comentário e entre na discussão!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>