ITAJAZZ Grandes Encontros homenageia os 50 anos de música de Arnou De Melo | Sopa de Siri
Arte Flyer Itajazz 2018 Frente

ITAJAZZ Grandes Encontros homenageia os 50 anos de música de Arnou De Melo

ITAJAZZ Grandes Encontros homenageia os 50 anos de música de Arnou De Melo

Mostra de Jazz e Música Popular e Instrumental Brasileira será realizada de 7 a 10 de agosto, no Mercado Público de Itajaí.

 Na sua 23ª edição, o ITAJAZZ presta homenagem ao seu idealizador, o músico Arnou De Melo. A Mostra de Jazz e Música Popular e Instrumental Brasileira acontece de 7 a 10 de agosto, a partir das 21 horas, no Centro de Cultura Popular – Mercado Público de Itajaí, com dois shows por noite, seguidos de jam session. A Entrada Solidária é um quilo de alimento para o Projeto FOME de QUÊ.ARNOU DE MELO foto Andre Maia DSC 6429

Primeiro evento do gênero em Itajaí e um dos primeiro de Santa Catarina, o Itajazz promove Grandes Encontros. A Banda Itajazz, que fará os shows de abertura da Mostra, preparou um repertório especial para as quatro noites. “Sob a direção musical do Arnou, selecionamos temas que marcaram a trajetória do evento e composições do homenageado. A cada noite um novo repertório num grande encontro de música e amizade”, relata Peninha, coordenador do Itajazz.

Entre os convidados, o jovem e premiado acordeonista Rafael Petry, acompanhado de Arnou De Melo (contrabaixo), Ozeias Rodrigues (guitarra) e Jean Boca (percuteria), apresenta, na terça (07), uma mostra do que estará em seu primeiro disco – “Fole Brasileiro”. Na quarta (08), o guitarrista, compositor e produtor musical Ozeias Rodrigues irá apresentar com Mario Jr (bateria) e Duda Cordeiro (contrabaixo), temas autorais e clássicos do jazz. O Grupo Metal Brasil, com Fidel Piñero (Trompete); Ney Platt (Sax Alto); Felipe Moritz (Sax Tenor/Flauta); Marco Aurélio Martins (Trombone); Cassio Moura (Guitarra); Tiê Pereira (Baixo); e Rodrigo Paiva (Bateria) vem, na quinta (09), de música instrumental brasileira. O multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo e o jovem violonista, guitarrista e compositor, Cainã Cavalcante, trazem temas compostos para cordas, na sexta (10).

Banda Itajazz formada por Peninha – bateria; Arnou De Melo – contrabaixos; Daniel Montero – violão e guitarra; Evandro Hasse – trompete, trombone, saxofone e flauta; Rubens Azevedo – saxofone e flauta; Willian Goe – percuteria; Giovanni Sagaz – piano; e Louise Lucena – voz, também fará a abertura da tradicional Jam Session, todos os dias a partir das 23 horas. Na sequência o palco fica aberto para os músicos presentes interagirem num festival de técnica e improviso.

Nosso homenageado, Arnou De Melo, é contrabaixista, compositor, arranjador e produtor musical. Formado pelo BIT – Musicians Institute de Los Angeles. É proprietário do Porta Voz Estúdio; Diretor Musical do Itajazz; Professor do Conservatório de Música Popular de Itajaí; e Coordenador do Festival de Música de Itajaí. Referência da música instrumental catarinense, Arnou De Melo completa 50 anos de carreira em 2018.

O ITAJAZZ – Grandes Encontros é patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Itajaí Prefeitura de Itajaí e APM Terminals.

Não haverá cobrança de ingresso, mas estamos solicitando, como entrada, a doação de um quilo de alimento para o Projeto FOME de QUÊ – grupo de solidariedade às pessoas em situação de rua em Itajaí.

ITAJAZZ – A ORIGEM

No início dos anos 90 um grupo de amigos, que já vivia profissionalmente de música, foi para os Estados Unidos aprofundar seus conhecimentos musicais e tocar em casas de shows de New York, Las Vegas e Los Angeles. Apaixonados pelo jazz, quando voltaram ao Brasil deram início a um movimento que gerou o ITAJAZZ e foi precursor do Festival de Música de Itajaí.

O ano era 1992, e Arnou de Melo convidou os músicos Carlinhos Niehues, Renato Rangel, Peninha e Louise Lucena, para fazer releituras da Música Popular Brasileira e standards de Jazz. Depois de um ano tocando entre eles, decidiram procurar um lugar para mostrar o trabalho ao público. Tinha início em 1993 as quartas de Jazz no Célio´s Club. Em 1996, o projeto se consolidou como ITAJAZZ e passou a promover encontros com grandes nomes da Música Brasileira como Toninho Horta; Arismar do Espírito Santo; Beto Lopes; Renato Borghetti, Guinha Ramires; Bebe Kramer; Jorginho do Trompete; Ana Paula da Silva; Luiz Meira; Dr. Cipó; Sandro Haick; João Pedro Teixeira e Sergio Coelho; Lily Blumerants; Leo Garcia; Mario Conde; e Daniel D’Alcantara. Nascia o ITAJAZZ – Grandes Encontros, um dos principais eventos da cena musical catarinense, que em 2018 chega a sua 23ª edição.

Link no YouTube:

Itajazz – 20 Anos – Grandes Encontros

https://www.youtube.com/playlist?list=PLexNMuSDP3aTiZxbuhaVYJHK-HMegbUlD

Itajazz -2017 – Grandes Encontros: https://youtu.be/HyfcPpJWp00

 

Facebook:

https://www.facebook.com/ITAJAZZ.SC.BRASIL/

 

Serviço:

ITAJAZZ – Grandes Encontros – 2018

Homenagem aos 50 anos de música de Arnou De Melo

De 7 a 10 de agosto de 2018

Início: 21 horas

Local: Mercado Público de Itajaí

Praça Félix Busso Asseburg – Centro – Itajaí – Santa Catarina – Brasil.

Entrada Franca*

* Contribuição: 1 quilo de alimento para o Projeto FOME de QUÊ.

 

PROGRAMAÇÃO:

Terça – 07/08

21:00 – Banda Itajazz

22:00 – Rafael Petry Quarteto (Itajaí)

23:00 – Jam Session

Quarta – 08/08

21:00 – Banda Itajazz

22:00 – Ozeias Rodrigues Trio (Itajaí)

23:00 – Jam Session


Quinta – 09/08

21:00 – Banda Itajazz

22:00 – Grupo Metal Brasil (Florianópolis)

23:00 – Jam Session

Sexta – 10/08

21:00 – Banda Itajazz

22:00 – Duo Arismar do Espírito Santo e Cainã Cavalcante (São Paulo – Ceará)

23:00 – Jam Session

Compartilhe nas Redes Sociais:

Nenhum comentário.

Escrever um Comentário

Tem alguma crítica, dúvida ou sugestão em relação à publicação? Então deixe o seu comentário e entre na discussão!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>