Teatro

Ocupação Itajaí Criativa abre inscrição gratuita para formação e pesquisa em teatro

Apresentações e workshops acontecem de agosto a dezembro na Itajaí

Criativa – Residência Artística e visam dialogar com público adolescente

O projeto Ocupação Itajaí Criativa da Téspis Cia de Teatro  apresenta programação gratuita com formação e pesquisa em teatro envolvendo atores, músicos, produtores, adolescentes e o público em geral de Itajaí e região. De agosto a dezembro serão realizadas aberturas de processos criativos com apresentações, rodas de conversa e workshop, sendo parte da programação para jovens do Instituto Crescer e as demais para o público em geral.

A programação será realizada na Itajaí Criativa – Residência Artística, inicia no dia 03 de agosto e se estende até dezembro. Para conferir a programação completa, acesse: www.itajaicriativa.com.br As inscrições para os workshops são gratuitas e serão realizadas pelo e-mail  itajaicriativa@gmail.com.

Em 2018, a Téspis realizou a primeira edição do “Ocupação Itajaí Criativa” com apresentações de espetáculos de repertório da companhia, workshops e leituras encenadas de autores catarinenses – todas sem custo para o público. A iniciativa atendeu uma média de 800 pessoas, entre professores da rede de ensino pública, artistas da cidade e público em geral.

Téspis: história e pesquisa teatral

O tema do Ocupação Itajaí Criativa de 2019 é formação e pesquisa em teatro, e ao longo dos seus vinte anos, a Téspis, organizadora do projeto, tem desenvolvido pesquisas em teatro e aplicado os estudos na montagem de espetáculos, sendo a pesquisa uma característica e um dos pilares mais importantes de sua base.

Neste ano, A Téspis Cia de Teatro completa 26 anos entre as companhias pioneiras de Itajaí, cidade referência no teatro catarinense. Fundada em 1993 por Denise da Luz e Max Reinert, nasceu com o objetivo de estudar o fazer teatral e aplicar tais estudos na montagem de espetáculos, os quais também compartilha com atores e técnicos convidados. Ao longo dos anos, o grupo montou 22 peças, com trabalhos apresentados no Brasil e no exterior, e conquistou mais de 40 prêmios.

Em Itajaí, mantém um dos importantes espaços culturais da cidade, a Itajaí Criativa – Residência Artística, e há 16 anos um curso de teatro permanente em que já passaram mais de três mil alunos. A Téspis possui ainda pesquisa sobre teatro de formas animadas, que utiliza nas montagens de espetáculos infantis, e o Laboratório Cena Contemporânea, em que discute dramaturgia brasileira, e desde 2009, decidiu trabalhar com dramaturgia própria, apostando na criação de obras autorais. Acesse: www.tespis.com.br.

A Itajaí Criativa – Residência Artística é ponto de encontro de diversos artistas e seus públicos. Um espaço cultural fundado em 2016 no centro de Itajaí, num casarão tombado como patrimônio histórico localizado no número 222 da Rua

Dr. Pedro Ferreira. Para acompanhar a programação,

acesse: www.itajaicriativa.com.br

Compartilhe nas Redes Sociais:

Enviar comentário

1 Comentário

  1. É um privilégio ter tantos eventos culturais em nossa cidade, assim como, ter uma revista que prestigie e nos coloque ao alcance! Valeu, Sopa! ????

Escrever um Comentário

Tem alguma crítica, dúvida ou sugestão em relação à publicação? Então deixe o seu comentário e entre na discussão!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>