Ruas Brusque e Juvenal Garcia serão novo binário no Centro de Itajaí

A implantação de mais dois binários, a modificação no sentido de vias e a ampliação de novas ruas complementam as transformações já implantadas no trânsito da cidade. Os novos binários entre as ruas Brusque e Juvenal Garcia e entre as ruas Alberto Werner e José Eugênio Müller, a partir da próxima segunda-feira (17), vão se integrar e otimizar as conexões do binário entre as ruas Uruguai e Umbelino Damásio de Brito, em funcionamento desde o início de agosto.

A rua Brusque terá sentido único na direção Centro/Dom Bosco, enquanto a rua Juvenal Garcia seguirá na direção contrária para o Centro de Itajaí. A rua Juvenal Garcia foi prolongada até o novo cruzamento com as ruas Alberto Werner, José Eugênio Müller e Brusque. Neste novo entroncamento de ruas, se completará o novo binário entre as ruas Alberto Werner, na direção do bairro Dom Bosco para o bairro São João, e José Eugênio Müller, no sentido do São João para o Dom Bosco.

Novos binários:

– Rua Brusque: sentido único, direção Centro/Dom Bosco;

– Rua Juvenal Garcia: sentido único, direção Dom Bosco/Centro;

– Rua Alberto Werner: sentido único, direção Dom Bosco/São João;

– Rua José Eugênio Müller: sentido único, direção São João/Dom Bosco;

As duas ruas, Brusque e Juvenal Garcia, já funcionavam como binário até o cruzamento com a rua Emília Kuhn da Silva, mas a rua Alberto Werner não tinha saída. Com as desapropriações e o prolongamento até a travessa André Barbi, o binário se completa e o canteiro da rua Emília Kuhn da Silva será retirado, para que a via tenha mão dupla. A travessa André Barbi, por sua vez, terá sentido único do cruzamento com a Brusque em direção à rua José Eugênio Müller.

Ruas paralelas têm alterações para otimizar o trânsito

As modificações nas ruas paralelas vão ajudar a organizar melhor os deslocamentos. Como é o caso da rua Francisco de Paula Seara que seguirá na continuidade da travessa André Barbi em sentido único na direção para o bairro São Judas até a rua Aristides Francisco Palumbo. O cruzamento entre as ruas José Eugênio Müller e Francisco de Paula Seára receberá semáforo para organizar o trânsito.

Além do binário das ruas Brusque e Juvenal Garcia, outras alterações no trânsito renovarão os deslocamentos no Centro de Itajaí. As ruas Alexandre Fleming e Almirante Barroso ficarão em sentido único da Vila Operária para o Centro em toda sua extensão. Com isso, o canteiro no cruzamento das ruas Almirante Barroso e Cacildo Romagnani também será retirado. No sentido Centro para a Vila Operária, a rua Anita Garibaldi fiará em sentido único em toda sua extensão.

As ruas Luiz Berlim, José Joaquim dos Santos e Jorge Mattos ficarão em mão dupla para facilitar a interligação dos motoristas os dois binários do Centro de Itajaí: das ruas Brusque com a Juvenal Garcia e da rua Uruguai com a rua Umbelino Damásio de Brito.

Como ficam as ruas adjacentes aos novos binários:

– Rua Francisco de Paula Seára: sentido único, direção Centro/São Judas;

– Rua Alexandre Fleming: sentido único, direção Vila Operária/Centro;

– Rua Almirante Barroso: sentido único, direção Vila Operária/Centro;

– Rua Anita Garibaldi: sentido único, direção Centro/Vila Operária;

– Luiz Berlim: mão dupla;

– José Joaquim dos Santos: mão dupla;

Trânsito organizado, mais ciclovias e novas ligações

A revolução no trânsito de Itajaí causa um impacto relevante por pensar além dos carros, nos ciclistas e pedestres. Além das novas ligações de ruas, uma nova ciclofaixa interligará o trânsito no Centro da cidade. A rua Brusque comportará 1,2 quilômetro de uma nova ciclovia ao ligar o Largo da Matriz até a rua José Eugênio Müller.

Novas mudanças

Um quarto binário está previsto para entrar em execução no mês de setembro. A avenida Marcos Konder será equipada com ciclofaixa e terá sentido único do Centro para o bairro Fazenda. Na direção contrária seguira a avenida Sete de Setembro. Para completar o binário, a avenida Abrahão João Francisco (Contorno Sul) ficará em sentido único do cruzamento da rua Uruguai até a chegar na avenida Sete de Setembro.