O Itajaiense, músico, compositor e produtor musical Arnou de Melo, foi agraciado com a Medalha Cruz e Souza 2023, em solenidade realizada no dia 24 de novembro, aniversário do poeta simbolista Cruz e Souza, na Casa José Boiteux, em Florianópolis.
O processo de escolha passou por consulta popular pela internet e, depois, houve validação dos vencedores pelo Conselho Estadual de Cultura.
Arnou Teixeira de Melo Filho, natural de Itajaí, é músico autodidata, cursou nos anos de 1989/1990 a escola BIT (Bass Institute of Technology), do Musicians Institute, Hollywood, Califórnia – USA, e recebeu o prêmio de “Outstanding Student of the Year” (“O Aluno do Ano”).
Músico há mais de 50 anos, começou sua carreira profissional aos 17 anos; tocou com grandes nomes da música brasileira; dá aulas e trabalha em estúdios, casas noturnas, shows, na produção de diversos outros artistas, produz e dirige seu trabalho focado na Música Popular Brasileira e no Jazz; é professor do Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues e Coordenador do Festival de Música de Itajaí.
“Foi um momento de grande emoção, em que me senti muito honrado em receber a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Souza. Acredito que acima de qualquer coisa, é o reconhecimento do trabalho de anos de dedicação à música, isso me faz seguir em frente e perceber que tudo valeu a pena”, afirma Arnou de Melo.