R$ 0,00

Nenhum produto no carrinho.

5º Encontro de Improviso

O 5º Encontro de Improviso, um festival que reúne artistas, grupos e pesquisadores da linguagem da improvisação, acontece nos dias 23, 24, 25 e 26 de julho às 20h, na Itajaí Criativa localizada na rua Pedro Ferreira, 222 – Centro  

Com uma programação inteiramente gratuita, no dia 26, das 13h às 14h30, será realizada uma Roda de Conversa aberta ao público com improvisadores da região sul do país, as oficinas ocorrem nas escolas públicas da cidade.

Realizado pela Cia. de Humor Mequetrefes, o Encontro chega à sua 5ª edição com uma trajetória iniciada em 2013 e se consolida como um dos principais festivais de improvisação do país. A edição deste ano traz à cidade nomes expressivos da cena nacional, como Rhena de Faria e Rafael Pimenta de São Paulo; Andrei Moscheto, do Paraná e Edson Duavy, do Distrito Federal.

O espetáculo “CRIÔ e História de onde eu vim” inicia a programação, no dia 23 de julho. A obra mistura corpo, memória e ancestralidade para refletir sobre identidade e origem.

No dia 24, o público confere “SuperCena”, espetáculo em que três diretores criam, ao vivo, cenas no estilo de diferentes gêneros cinematográficos. A peça transforma o palco em um verdadeiro set de filmagem interativo, com participação direta da plateia nas decisões narrativas.

No dia 25, o espetáculo “ImproJam” celebra os jogos teatrais de improvisação, onde os atores e músicos criam cenas, luzes e trilhas sonoras no momento, a partir das sugestões do público.

 “O Baile”, no dia 26, encerra a programação, trazendo ao palco uma estrutura completamente improvisada, onde os artistas criam personagens e histórias em tempo real, conduzidos pela música e pelas escolhas da audiência, sem nenhum roteiro pré-definido.

Paralelamente aos espetáculos, o festival desenvolve oficinas de improvisação teatral em escolas públicas da cidade, além da oficina “A Construção da Cena Improvisada”, com Rhena de Faria, referência nacional na pedagogia do improviso.  As atividades começaram no dia 10 de julho e seguem até 2 de agosto, levando a linguagem do improviso para dentro das salas de aula e estimulando a criatividade dos estudantes. As escolas contempladas são a Monsenhor Vendelino Hobold, na Itaipava; a Professora Maria José Hulse Peixoto, na Murta; a E.E.M. Elfrida Cristino da Silva; e a Deputado Nilton Kucker, na Vila Operária.

Informações: no Instagram @encontrodeimpro.

Leia também