Por Eliezer Patissi
A edificação foi construída em 1904 e o projeto é do arquiteto alemão Reinhold Roenick sob encomenda do proprietário August Heinrich Ernest Harry Hundt, um imigrante alemão casado com Mathilde Bauer. A casa tipifica o estilo de casarão eclético com comércio no térreo e residência no andar superior. Harry Hundt falece e sua esposa casa-se com Nicolau Burghardt, nome que dá a identificação do casarão.
A casa abrigou diversas atividades como comércio de louças, secos e molhados, Companhia Telefônica, Agência Rápida Cometa, Confeitaria imperial e Seare’s Bar.
O imóvel foi adquirido pela empresa Votorantim que doou ao Município de Itajaí em 1996, sendo tombado pelo Decreto Municipal 5.759 de 1998 e pelo Decreto Estadual 3.460 de 2001. A edificação então passou a ser sede da Fundação Cultural de Itajaí entre 1997 e 2014 e abriga no térreo a Galeria Municipal de Artes Dyniz Domingos.
A edificação possui frente junto ao passeio sem recuos, a lateral direta é sem recuo e faz divisa com a Casa Konder, na lateral esquerda há um recuo de aproximadamente 2 m, que compõe uma das entradas da edificação. Aos fundos há também um pequeno recuo. O gabarito das edificações vizinhas é similar e a vista da edificação não é prejudicada.
Quanto seu estilo arquitetônico o casarão possui fachada ornamentada por motivos clássicos e quatro frontões, um em cada lateral do edifício, influência, sem dúvida, da arquitetura urbana germânica. No pavimento térreo, a ornamentação se inspira em modelo clássico, imitando uma parede de pedra, no segundo pavimento “o plano nobre” é ornado com sequência de pilastras gêmeas, e o terceiro pavimento é formado por poderoso frontão que lembra o barroco da arquitetura religiosa luso-portuguesa.
Internamente o edifício é esmerado, guardando decoração de paredes, pisos, forros e esquadrias, além de generosa vista para o rio Itajaí-Açu. Trata-se de um dos mais edifícios ecléticos de Santa Catarina, com importância redobrada por estar inserido no conjunto urbano da Rua Lauro Müller e Pedro Ferreira, marco do nascimento de Itajaí (descrição arquitetônica – Arq. Dalmo Vieira Filho).
O imóvel está localizado na rua Rua Lauro Müller, 53, Centro. Atualmente a edificação passa por uma restauração completa que contempla também a execução de projeto de acessibilidade, com previsão de entrega para 2026.








