R$ 0,00

Nenhum produto no carrinho.

CASA DA CULTURA DIDE BRANDÃO

Por Eliezer Patissi

A Casa da Cultura Dide Brandão localiza-se na Rua Hercílio Luz, 655, Centro, Itajaí – SC. Construída em alvenaria estrutural, com tijolos cerâmicos maciços, possui área de 1.240,10 m² em um pavimento térreo de formato retangular. A edificação possui salas com área de aproximadamente de 50 m² cada, pé direito de 4,85 m, amplas esquadrias, avarandado e pátio interno descoberto. A edificação hoje possui acessibilidade para pessoas com deficiência.

            O antigo Grupo Escolar Victor Meirelles, hoje Casa da Cultura Dide Brandão, surgiu a partir do novo conceito de edificação escolar, alicerçado na pedagogia moderna que incluía a construção de Grupos Escolares, em substituição às pequenas escolas multisseriadas. Em 4 de dezembro de 1913, foi inaugurado o Grupo Escolar Victor Meirelles, que funcionou como escola até o ano de 1981, quando se transferiu para um novo prédio construído aos fundos do terreno.

Em meio à grande efervescência do movimento cultural no Município de Itajaí no início da década de 1980, e à necessidade de ter um espaço para abrigar diversas iniciativas artísticas, inaugurou-se em 13 de julho de 1982 a Casa da Cultura de Itajaí. A Lei 2.499 de 08 de setembro de 1989 homenageou o itajaiense José Bonifácio Brandão, artista plástico, conhecido como Dide Brandão, que faleceu em um acidente automobilístico em 1976, denominando o local como Casa da Cultura Dide Brandão.

O prédio da Casa da Cultura Dide Brandão é tombado em nível municipal e estadual, no Município pelo Decreto nº 5757, de 17 de dezembro de 1998, e no Estado pelo Decreto nº 3.460 de 23 de novembro de 2001. Pertencente à Prefeitura de Itajaí, sendo administrado pela Fundação Cultural de Itajaí.

A Casa da Cultura Dide Brandão abriga hoje eventos e atividades de diversos segmentos artísticos, sendo o principal espaço de formação e vivências culturais de Itajaí. O local conta com duas galerias de arte (Galeria Mauro Caellum e Galeria Silvestre João de Souza Júnior), Sala de Leitura Bento Nascimento, uma sala de formação em artes visuais, sala de música, duas salas de dança, e o Auditório Antônio Augusto Nóbrega Fontes, destinado a pequenos espetáculos. Vale a pena conhecer e viver a Casa da Cultura Dide Brandão!

Leia também

Pelznickel de Guabiruba

Som relaxante de pássaros

Refúgio Alemão em Santa Catarina

Geração Mimimi