Nova Trento, símbolo da imigração trentina no Brasil, foi sede, no dia 03 de junho, da reunião geral de Coordenação dos Círculos Trentinos de Santa Catarina e Paraná.
Santa Catarina concentra a maior população de descendentes de trentinos no mundo, onde os Círculos Trentinos são bastante ativos, realizando atividades nos mais variados campos, influenciando enormemente a cena cultural do Estado.
O encontro, presidido por Andrey José Taffner Fraga, Coordenador dos Círculos Trentinos de Santa Catarina e Paraná, contou com a presença da Secretária de Cultura e Turismo de Nova Trento, Mariléia Cipriani Tomasoni, o Consultor da Província de Trento para Santa Catarina e Paraná, Oscar Lenzi, e representantes dos Círculos de Ascurra, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Florianópolis, Gaspar, Guabiruba, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Laurentino, Luzerna, Nova Trento, Presidente Getúlio, Rio do Oeste, Rio dos Cedros, Rodeio, Salete, São Miguel do Oeste e Taió.
O coordenador Andrey fez um balanço sobre o crescimento e renovação dos círculos de sua área: a criação do Círculo de Guabiruba e Balneário Camboriú; e a eleição da nova diretoria Circolo Trentino di Ascurra e retomada das atividades do Circolo de São Miguel do Oeste.
Outros assuntos foram discutidos, perpassando a história da Associação Trentini nel Mondo, a ligação entre os círculos e a associação, o papel dos coordenadores, as atividades e a grande rede formada pelos Círculos Trentinos em todo o mundo, as regras para financiamento de atividades; as celebrações dos 150 anos de imigração, a serem realizados em 2025; e a proposta de retomada de um evento cultural a ser realizado em conjunto por todos os Círculos Trentinos da respectiva área de coordenação.
Na oportunidade foi realizado um tour pela vinícola Girola e, em seguida foi oferecido um jantar na sede do Circolo di Nova Trento, com apresentações culturais do Grupo Pargoleti e do Gruppo Folk Nea Tridentum, em um belo momento de integração entre os presentes.