A Academia Batistense de Letras, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São João Batista, diretores, professores, orientadores das escolas do município, lançou o projeto “A Escola Vai à Academia”, com o objetivo de divulgar as obras e a história dos escritores de São João Batista e do Vale do Rio Tijucas, conhecido como Vale Sagrado, para os alunos das escolas a E.E. F. Patrício Teixeira Brasil, E. E. B. Lídea Leal Gomes, E. E. B. Alice da Silva Gomes, E. E. B. São João Batista e E.E.B. Araci Espíndola Dalsenter.
O projeto pretende não apenas aproximar os acadêmicos da comunidade, mas também incentivar o gosto pela leitura e estreitar os laços estudantis com a poesia e outros gêneros literários, e durante as atividades, estão previstas doações de livros para enriquecer as bibliotecas das escolas participantes.
Com uma proposta inovadora, a 1ª edição do projeto, promove rodadas de debates entre acadêmicos, alunos e professores, além de momentos de contação de histórias e declamação de poemas. Uma verdadeira imersão no mundo mágico da literatura.
Fundada em 17 de julho de 2014, a Academia Batistense de Letras é conhecida por sua dedicação à preservação e promoção da literatura local. Com sede no Centro Cultural Maria Roselene Duarte Clemes, na Rua Ramom Rodrigues, a academia é o ponto de encontro de escritores e intelectuais comprometidos em valorizar a cultura em São João Batista.
“A Escola Vai à Academia” é uma continuação do bem-sucedido projeto “Academia Vai à Escola”, realizado no ano de 2022. Porém, neste ano, a proposta ganhou um novo olhar: em vez de a academia ir até a escola, é a escola que vem até a Academia Batistense de Letras. É uma oportunidade de interação direta entre os estudantes e os escritores renomados, que têm muito a compartilhar sobre suas obras e trajetórias.
As etapas do projeto envolvem a mobilização e sensibilização da Secretaria de Educação do Município, das escolas estaduais e particulares. Os alunos foram acolhidos na Biblioteca Municipal Dr. José Boiteux e na Câmara de Vereadores. Na abertura dos encontros, Mário Teixeira, Presidente da Câmara, acolheu os educandos e profissionais da educação, reforçando objetivos do projeto. Um Varal Literário, selecionando um trabalho de cada turma para fazer parte do acervo da Academia, foi criado pelos professores de cada escola.
Por trás desse magnífico projeto, encontramos duas mentes brilhantes: Raquel Izolina Mazera Poffo e Salette Aparecida Cipriani Amorim, acadêmicas engajadas e visionárias. Com sua paixão pela literatura e compromisso em promover o conhecimento, elas idealizaram e trouxeram à vida a iniciativa “A Escola Vai à Academia”. O empenho incansável tem sido essencial para o sucesso desse projeto inspirador; e a liderança e o comprometimento fundamental para a realização desse projeto e para o fortalecimento da cultura literária em São João Batista, da atual Presidente da Academia Batistense de Letras, Salette Aparecida Cipriani Amorim.
A participação dos acadêmicos e escritores que abraçaram essa causa, Raquel Izolina Mazera Poffo, Maria Círia Aragão Zunino, Ilse Maria Paulino Gomes, Moacir Facchine, William Duarte da Silva, Esther Cristina Rodrigues e Celso Leal da Veiga Júnior que, com suas obras e experiências únicas, têm enriquecido o aprendizado dos alunos envolvidos no projeto.
O projeto será concluído no dia 20 de junho de 2023 na E. E. F. São João Batista com o escritor e acadêmico William Duarte da Silva.