Itajaí é a 27ª melhor cidade do Brasil, no ranking divulgado pela Revista ISTOÉ e Austin Rating. A listagem analisou 281 indicadores de 5.565 municípios brasileiros nas áreas fiscal, econômica, social e digital. O Município também foi o 7º do país em padrão de vida, o 8º em comércio exterior e o 10º em indicadores econômicos.
A cidade foi impulsionada por diversas obras de infraestrutura e mobilidade, ações de promoção do bem-estar social da população, especialmente nas áreas da saúde e educação, geração de negócios, renda e empregos, atração de novas empresas e investimentos.
Itajaí é atualmente o segundo maior PIB de Santa Catarina e a 34ª maior economia do Brasil, além de ter o segundo maior porto do Brasil em movimentação de cargas.
No ranking das cidades de grande porte, com mais de 200 mil habitantes, Itajaí ficou na 21ª colocação geral, dentro dos indicadores fiscais, a cidade desponta na 2ª colocação na aplicação em saúde e educação.
Na área econômica, entre os municípios de grande porte do país, Itajaí foi o 5º em padrão de vida, indicador que mostra os avanços proporcionados para a sociedade quanto ao poder de compra e número de bens duráveis nas residências. A cidade também foi a 6ª em comércio exterior, dado que reflete o desempenho das exportações e importações, além da corrente de comércio local.
No contexto social, Itajaí obteve a 10ª colocação em desenvolvimento humano, indicador que registra a evolução do município nos principais dados avaliados no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como educação, renda e longevidade, proporcionando melhor nível de igualdade para a população.