Pedro Lucas Berto Sobral, estudante do Centro Educacional Pedro Rizzi, é medalhista de ouro da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A olimpíada teve a participação de 17,7 milhões de estudantes do Ensino Fundamental e Médio de todo país. A cerimônia de premiação ocorreu (07.07), no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em Florianópolis.
A professora de Pedro, Simonne Alves dos Santos Kloczak, recebeu menção honrosa pelo trabalho desenvolvido com o estudante.
Os alunos premiados poderão participar do Programa de Iniciação Científica Jr, como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes recebem uma bolsa concedida pelo CNPq e têm acesso a encontros semanais, onde têm a chance de aprofundar o conhecimento matemático. Com acesso a um fórum virtual elaborado pela OBMEP e preparado especialmente para os diferentes níveis de participação, os alunos realizam tarefas complementares às aulas com ajuda de moderadores.
Sobre a OBMEP
Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005, a OBMEP é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). A olimpíada tem como objetivos popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio, identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento.