A Secretaria de Educação engajada nas causas ambientais e de sustentabilidade, com inúmeros projetos desenvolvidos nas unidades de ensino, como o “Mais Água, Menos Plástico”, que objetiva reduzir o consumo de copos plásticos e “O Mar Começa Aqui”, orienta os alunos sobre o fato da rede de drenagem fluvial arrastar o lixo descartado incorretamente para os rios e oceanos. Somente com esse último projeto, 52 unidades da Rede Municipal estão envolvidas. O trabalho é multidisciplinar e idealizado pela supervisora de educação ambiental da Secretaria de Educação de Itajaí, Adriana Bandeira.
No dia 28 de março, cerca de 40 alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Vereador Luiz Gonzaga Agostinho, da Vila Operária, participaram do projeto “O Mar Começa Aqui”, com a revitalização e pintura de bueiros dos arredores da unidade. O trabalho foi realizado em parceria com as professoras Ivana Karla da Silva e Fernanda Vilela, com apoio da diretora da unidade, Viviane Pianezzer. Através da arte, o objetivo é sensibilizar toda a comunidade escolar.
Antes do projeto ultrapassar os muros da unidade, as crianças participaram de rodas de conversa com as professoras, em sala de aula.
Itajaí de Mares Limpos
“O Mar Começa Aqui” é realizado ao longo de todo o ano nas unidades de ensino e está dentro do Decreto nº 11.594, de 17 de abril de 2018, que instituiu oficialmente a campanha Itajaí de Mares Limpos, quando o Município foi o primeiro do país a se comprometer na redução de plástico. Essa ação foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2019 e busca informar os cidadãos de Itajaí sobre a importância do tema. Cientistas alertam que até 2050 terá mais plástico do que peixe nos oceanos.