Copos de uso contínuo, água gratuita, embalagens e talheres sustentáveis na área gastronômica, compostagem de 100% dos resíduos produzidos nas cozinhas, gerenciamento de resíduos sólidos, destinação correta de todo óleo de cozinha usado, segregação de resíduos recicláveis e bicicletário gratuito são algumas das ações da quarta edição da maior regata transoceânica do mundo, a partir da próxima quarta-feira (29), quando a Vila da Regata será aberta ao público.
Desde a primeira passagem da The Ocean Race, o Município de Itajaí assumiu um compromisso com a preservação ambiental, com ações sustentáveis e de redução do uso de plástico. Em 2018, durante a realização da Itajaí Stopover, a cidade foi pioneira no Brasil ao assinar a Carta Compromisso de Mares Limpos da Organização das Nações Unidas – ONU.
Neste ano, haverá novos modelos de copos para a população usar durante o evento, que poderão ser devolvidos ao final ou serem levados para casa como lembrança da The Ocean Race 2023. A expectativa é que mais de 500 mil copos plásticos também sejam evitados nesta edição.
Outra ação adotada na Marejada e que será levada para a The Ocean Live Park é a distribuição de água gratuita para os visitantes, o que ocorrerá a redução de aproximadamente 300 mil garrafas plásticas. O Semasa instalará pontos de distribuição de água pela Vila da Regata, além de bebedouros para pets.
A redução dos utensílios de plástico e consumo consciente se estenderá ao setor gastronômico, onde as embalagens serão de papelão e os talheres de madeira. Ao todo, mais de 155 mil utensílios do tipo serão utilizados, e todos os resíduos coletados serão segregados: os orgânicos vão para as composteiras, os recicláveis serão encaminhados para uma cooperativa local e 100% do óleo vegetal utilizado também será destinado para empresa especializada, os rejeitos seguirão para o aterro sanitário.
As ações serão acompanhadas por profissionais que estarão à frente do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e, para que este fluxo seja operacionalizado nos diferentes segmentos, todos os envolvidos recebem capacitação técnica. Ao final do evento, finalizado o processo de compostagem, o material será destinado ao Horto Municipal de Itajaí.
Conscientização das crianças
As crianças poderão conhecer de perto todas as práticas sustentáveis da The Ocean Race Itajaí, através do programa de visitação das escolas. São mais de 20 atividades disponíveis para visita de estudantes de unidades públicas e privadas, como exposições imersivas, experiências lúdicas, entre outras. A Vila da Regata deve receber neste ano em torno de 9,7 mil alunos; e 1,5 mil alunos de escolas da região também participarão da 3ª edição do Fórum Kids. A iniciativa busca conscientizar sobre a preservação do meio ambiente através de ações lúdicas, como o teatro Somos do Mar, e orientações sobre a correta separação do lixo.
Ações que fazem a diferença
Outra iniciativa de sucesso que estará na The Ocean Live Park é bicicletário gratuito, com 150 vagas para bicicletas e toda divulgação da The Ocean Live Park Itajaí feita sem a utilização de materiais impressos, aliando a tecnologia em prol da conservação meio ambiente.
Energia limpa
A multinacional catarinense WEG, patrocinadora da parada brasileira da The Ocean Race, disponibilizou soluções personalizadas para a Vila da Regata em Itajaí. A companhia desenvolveu, um conversor eletromagnético de frequência que possibilita às equipes participantes o uso de energia elétrica de forma sustentável durante a estadia no Brasil.
A solução possibilita reduzir a frequência padrão do Brasil de 60Hz para o padrão europeu de 50Hz, em três transformadores e quatro estações de recarga da linha WEMOB para mobilidade elétrica na cidade.
Assim como o conversor eletromagnético, as soluções disponibilizadas garantem a The Ocean Live Park o uso de energia limpa. Com isso, o evento evita a queima de combustíveis fósseis e, consequentemente, atende à demanda de sustentabilidade da competição.