A 12ª edição do Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti, o maior mutirão ambiental de Itajaí realizado no dia 31 de maio, reuniu centenas de voluntários, instituições públicas, organizações privadas e apaixonados pela natureza em um esforço coletivo para limpar os rios da cidade e conscientizar sobre o combate à dengue.
Os pontos de concentração Marina Itajaí, Molhe da Praia do Atalaia e Itamirim Clube de Campo, se tornaram centros de retirada dos kits e cerimônia de abertura. Na Marina, embarcações zarparam com voluntários munidos de luvas, sacos de lixo, repelentes, e, acima de tudo, vontade de fazer a diferença.
Em terra, famílias, escoteiros, surfistas e estudantes espalharam-se pelas margens em busca de resíduos descartados inadequadamente.
A ação, que abre oficialmente a Semana do Meio Ambiente, e reforça o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a saúde pública, retirou pilhas de lixo dos rios e áreas costeiras de Itajaí, com objetivo de não apenas limpar, mas também educar — alertando moradores e comerciantes sobre os riscos do acúmulo de água parada e os perigos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Ao todo foram 1.530 voluntários inscritos, 20 embarcações, 10 oficinas de educação ambiental, e 8,5 toneladas de resíduos recolhidos. Sendo 5,3 toneladas de resíduos não recicláveis, e 3,2 toneladas de lixo reciclável.