O Museu Oceanográfico Universidade do Vale do Itajaí está entre os quatro principais acervos de história natural do Brasil, sendo que na temática oceanográfica é o maior das Américas e terceiro maior do mundo.
A exposição de longa duração do Museu Oceanográfico Univali apresenta mais de 1400 peças, proporcionando ao visitante um panorama da biodiversidade marinha brasileira.
O Museu é dividido em sete diferentes alas: Surgimento da vida e a história da relação do homem com o mar; Invertebrados Marinhos; Peixes Cartilaginosos; Peixes Ósseos; Répteis Marinhos; Aves Marinhas; e Mamíferos Marinhos.
E para uma imersão no mundo marinho ficar completa, há também no museu, espécies vivas, que acrescentam vida e movimento ao circuito expositivo, vivenciando uma experiência oceanográfica.
Uma visita ao Museu Oceanográfico Univali, é simplesmente um passeio rico em história marinha, que revela de maneira lúdica a evolução das espécies aquáticas, que surgiram com as cianobactérias e vão até os seres marinhos mais complexos conhecidos hoje. Além das coleções de animais, há também objetos relacionados à navegação e mergulho, retratando um pouco a atração que homem, desde o seu surgimento, tem pelo mar.
O Museu Oceanográfico da Univali vem ganhando grande destaque, pois, no seu acervo contém itens que não podem ser vistos em qualquer lugar, inclusive, há peças muito raras.
Outro diferencial encontrado na exposição, é que a Univali desenvolveu um método de conservação próprio para o acervo do museu, uma espécie de líquido especial, que retrata com clareza todos os detalhes encontrados no corpo destes animais.
O passeio pelo Museu Oceanográfico Univali é um dia de conhecimento e diversão garantida.
Museu Oceanográfico – Rio Grande
O Museu Oceanográfico “Prof. Eliézer de Carvalho Rios” deu origem ao Complexo de Museus e Centros Associados da Universidade Federal do Rio Grande.
Fundado em 8 de setembro de 1953, mantém uma exposição pública sobre a vida e a dinâmica dos oceanos, apresentada em painéis, maquetes, aquários e diversos equipamentos utilizados em pesquisas oceanográficas.
Nos painéis das salas do Museu são apresentadas várias conchas, que enriquecem a coleção de moluscos, que atualmente conta com 51.000 lotes, considerada a coleção mais importante da América do Sul.
Página 19 “Lugares Incríveis” da Revista Sopa de Siri – edição 266 – setembro 2024


