O famoso letreiro de Hollywood é um marco e ícone cultural americano com vista para Hollywood, Los Angeles, na Califórnia. Situado no Monte Lee, na área de Hollywood Hills nas montanhas de Santa Monica, tem uma origem muito diferente do que se imagina, sua história nada tem a ver com o cinema.
Construído durante a década de 1920, uma ideia do banqueiro H. J. Whitley, com objetivo de divulgar um grande empreendimento residencial perto do distrito de Hollywood, em Los Angeles, originalmente o letreiro tinha as palavras “Hollywoodland” e ficaria em exposição no local por apenas um ano e meio.
Em 1923, o famoso letreiro ganhou 4 mil lâmpadas e foi iluminado pela primeira vez, e que até então, era chamado de “Hollywoodland”. Devido a sua grandiosidade, cerca de 9,1 metros de largura e 14 m de altura, as letras poderiam ser vistas há quilômetros de distância.
Para colocar cada uma das letras no local em uma encosta um tanto íngreme e com muita vegetação, inúmeros trabalhadores foram recrutados para transportar, abrir caminho em terra e erguer o letreiro, que atualmente pesa mais de 200 toneladas.
Um dos acontecimentos mais emblemáticos do local, além das inúmeras representações em filmes e séries de TV, é possivelmente a morte da atriz Peg Entwistle. Com apenas 24 anos e tendo iniciado sua carreira no cinema há pouquíssimo tempo, Peg não teria aguentado a pressão em lidar com a classe artística e acabou tirando a sua própria vida ao saltar do topo do H do letreiro, em setembro de 1932.
Em 1940, após quase nenhuma manutenção desde que foi erguido, o letreiro se encontrava em uma de suas piores condições. A prefeitura da região teria retirado as últimas quatro letras, LAND, e consertado o H, mas em meados de 1970 o local estava novamente decadente.
Uma ação entre organizações e celebridades, como Alice Cooper e Hugh Hefner, fizeram doações para que o outdoor fosse restaurado, e agora, construído com vigas de aço e ferro corrugado.
Com o passar do tempo, o local se tornou ainda mais uma das “joias” de Los Angeles, quando apareceu nos mais diversos filmes, como “Superman” (1978), “Independence Day” (1996), “Shrek 2” (2004).
Com a ascensão da indústria cinematográfica no local, a placa acabou se tornando um marco, e até mesmo uma estratégia para que a atenção recaísse sobre os grandes estúdios que se instalavam ali, e hoje perdura por mais de 100 anos.
Escrito em letras maiúsculas brancas, o local é um marco na história do país e um dos maiores pontos turísticos da Califórnia, que recebe por volta de 50 milhões de visitantes anualmente, segundo a Câmara do Comércio de Hollywood.
Atualmente, para evitar qualquer tipo de acidente ou depredação ao letreiro, o local é cercado por cercas de arame farpado, monitoramento por câmeras e até sensores de movimento. Tudo isso para manter possíveis invasores afastados do maior ícone de Los Angeles, e talvez dos Estados Unidos.






