R$ 0,00

Nenhum produto no carrinho.

ENTREGA DO PRÊMIO SIMEÃO 2025

O Teatro Municipal de Itajaí, foi palco da entrega do Prêmio Simeão – edição 2025, que aconteceu na última terça-feira, dia 11, celebrando as trajetórias de cinco personalidades que fazem a diferença e exaltam a comunidade negra itajaiense.

 O evento, que abriu a programação Itajaí Sem Racismo, foi promovido pela Secretaria de Assistência Social e da Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (CONEGI).

Instituído pela Lei nº 6.206/2012, o Prêmio Simeão tem o propósito de destacar histórias de luta, superação e protagonismo de pessoas que, por meio de suas ações, constroem uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

Em 2022, a premiação foi reformulada pela Lei nº 7.431/2022, passando a se chamar Noite das Personalidades Negras de Itajaí – Prêmio Simeão, ampliando seu alcance cultural e simbólico.

 Durante a cerimônia, cada homenageado recebeu um mini busto de Simeão, figura histórica que dá nome à premiação e representa a resistência e o legado da população negra na formação de Itajaí. Simeão foi um homem negro responsável pela construção da primeira capela da cidade, em 1823, símbolo da força e da contribuição negra na história local.

 A cerimônia também contou com a participação de Lorena Berna, representante do Clube Náutico Marcílio Dias, que falou sobre a força simbólica do marinheiro negro que dá nome ao clube, o primeiro marinheiro negro condecorado do país. Ele representa a força do povo negro do Brasil, a coragem e o exemplo que inspiram nossos jovens, em sua maioria periféricos e de origem negra, que continuam lutando pelos seus sonhos.

A Noite das Personalidades Negras de Itajaí foi mais do que uma entrega de prêmios: foi um tributo à história, à resistência e à contribuição inestimável da população negra na construção da cidade.

 Homenageados de 2025

 Marcílio Dias – In Memoriam

 Sidneia Silva dos Santos – Professora da rede pública de ensino, pedagoga e especialista em Estudos Afro-Brasileiros. Militante do Movimento Negro Manoel Martins dos Passos.

 Flávia Cristina Oliveira Santos – Advogada, com atuação nas áreas de Direito do Trabalho, Administrativo, Constitucional, Ambiental e Direitos Difusos e Coletivos. É professora universitária na UNIVALI, nas áreas de Direito do Trabalho e Prática Jurídica.

 Marcos Costa Melo da Silva – Médico intensivista, atua como coordenador de UTI e de serviços de emergência no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. Também é professor e preceptor nos programas de internato e residência médica da Universidade do Vale do Itajaí  – UNIVALI.

 Rodrigo Nascimento – Atleta olímpico. Iniciou sua formação na Escola Aníbal César e descobriu o atletismo por meio de um projeto promovido pelo Município de Itajaí. Hoje, é atleta olímpico, representando o Brasil e levando o nome de Itajaí ao cenário internacional

Artigo anterior
Próximo artigo

Leia também