Última parada do projeto acontece de 21 a 23 de novembro, com programação gratuita na Itajaí Criativa e na Casa da Cultura Dide Brandão, reunindo artistas, gestores, educadores e produtores em três dias de debates, oficinas e apresentações artísticas.
O projeto encerra um ciclo que percorreu o litoral catarinense para fortalecer as redes culturais comunitárias e promover trocas entre artistas, coletivos e Pontos de Cultura.
Com o tema “Mecanismos de Incentivo e Políticas Afirmativas”, o encontro propõe um mergulho nas questões que envolvem diversidade, acessibilidade, inclusão e sustentabilidade das práticas culturais. As pessoas interessadas em participar da programação podem se inscrever no link : https://forms.gle/3mMxEmXmBBuzHc3n6.
A programação é totalmente gratuita e iniciará na sexta-feira, das 19h30 às 21h30, na Itajaí Criativa, com abertura, apresentação e confraternização. No sábado, também na Itajaí Criativa, as atividades iniciam às 9h30 e se estendem até às 21h com encontro, roda de conversa e apresentação teatral. No domingo, das 10h às 12h, haverá espaço para diálogos da cena itajaiense, à tarde, das 14h30 às 16h30, será realizada oficina na Casa da Cultura Dide Brandão, e às 18h30, o projeto tem seu encerramento novamente na Itajaí Criativa.
O Percurso Litorâneo é um projeto que promove o intercâmbio entre Pontos de Cultura de cinco regiões catarinenses, articulando ações de formação, articulação e mobilização territorial. Em 2025, o percurso passou por Criciúma, Imbituba, Florianópolis e Palhoça, mobilizando centenas de participantes e fortalecendo políticas culturais de base comunitária.
O projeto é coordenado por um comitê formado por representantes dos coletivos: Os Bruxos da Corte (Palhoça), Teatro em Trâmite (Florianópolis), Desmontagem Cênica (Imbituba), Grupo de Teatro Revirado (Criciúma) e Téspis Cia de Teatro (Itajaí).
PROGRAMAÇÃO GRATUITA:
Dia 21/11 (sexta-feira)
Onde: Itajaí Criativa – residência artística, Rua Pedro Ferreira, 222, Centro
19h30: Abertura oficial e Boas-Vindas
20h30: Apresentação “Baobá – contação de lendas negras” (IZÔ Cultura- Itajaí)
21h30: Confraternização
Dia 22/11 (sábado)
Onde: Itajaí Criativa – residência artística, Rua Pedro Ferreira, 222, Centro
9h30 às 11h30: Primeiro Encontro dos Pontos de Cultura de Itajaí
12h: Almoço
14h às 16h: Roda de conversa: Políticas Afirmativas, com a presença de:
– Elaine Sallas: artista, produtora cultural, professora de artes na rede pública de ensino, presidenta da FECATE – Federação Catarinense de Teatro;
– Grazielle Gleise Santana: ativista antirracista, orientadora pedagógica no Instituto Sorrir onde coordena os projetos “Afroarte”e “Xô Preconceito;
– Daniel Olivetto: artista, produtor, professor, pesquisador e integrante da Cia Experimentus.
21h: Apresentação teatral “Aqui ainda ou enquanto há futuro” (Karma Coletivo de Artes Cênicas- Itajaí)
Dia 23/11 (domingo)
Onde: Itajaí Criativa – residência artística, Rua Pedro Ferreira, 222, Centro
10h: Café Criativo –– diálogos da cena itajaiense, com a presença de:
– Andréa de Almeida Rosa: atriz, produtora cultural na Ativa Rede e Patavinas Culturais, Criadora e Coordenadora Geral do FESTINFANTE, integrante da Cia Experimentus;
– Mauro Filho: ator, bailarino, integrante fundador da Karma Coletivo de Artes Cênicas, coordenador do Conexões Contemporâneas;
– Denise da Luz: atriz, produtora cultural, integrante fundadora da Téspis Cia. De Teatro e gestora da Itajaí Criativa.
12h: Almoço
18h30: Encerramento – apresentação de dança “Estéreo” (Projeto Aiapa – Itajaí)
Onde: Casa da Cultura “Dide Brandão”, Rua Hercílio Luz, 655, Centro
14h30 às 16h30 – Oficina “Acessibilidade real na cena cultural” (Violeta Alvez: artista multifacetada, escritora e mulher com deficiência).
Informações: (47) 9 9990-1516






