Quem é João Wenceslau Ricardo Neto?
Sou uma pessoa que trabalha mais o “menos é mais”; uma pessoa que tem o retrovisor pequeno e o parabrisa grande, ou seja, um amante das artes que olha para a frente.
Como você recebeu a Casa da Cultura Dide Brandão ao assumir a sua direção em janeiro?
Recebi a Casa em boas condições físicas e as atividades acontecendo, apesar de problemas estru-turais que permanecem. Fui bem recebido pela então diretora Evelise que me foi muito gentil.
Na prática, como é ser diretor da Casa da Cultura Dide Brandão?
Apesar de aposentado, trabalhando meus projetos sossegadamente em meu ateliê (em minha casa) poder servir à comunidade artística e à cidade em geral, me dá muita alegria. Para mim é muito praze-rosa a oportunidade de poder contribuir um pouco mais, com a cultura itajaiense.
Quais as atividades acontecem na Casa da Cultura Dide Brandão?
Temos duas galerias para exposições de artes, o teatro onde diversas peças são apresentadas e também apresentações de audiovisuais. A Casa tradicionalmente ministra, através dos respectivos professores, diversos cursos: música (violão, saxofone, violino, bateria, banjo, cantoria, musicalização infantil, e pretendemos abrir para teclado e canto; artes visuais (pintura, desenho, aquarela, óleo e acrílica; xilogravura; entalhe em madeira; desenho moderno e desenho realista (pretendemos abrir para cerâmica e modelagem; dança (ballet baby, ballet clássico, jazz, hip hop, dança afro, tango; teatro, período letivo normal e os intensivos de férias.
O Conservatório de Música não está mais aqui na Casa?
O Conservatório está temporariamente atendendo na UNIVALI, mas em breve terá sua sede própria.
O que mais funciona aqui na Casa?
A Associação dos artesãos se reúne aqui, periodicamente, bem como algumas Câmaras Seto-riais; e o Programa Aqui tem Arte, que contempla gratuitamente a maioria dos cursos ministrados na Casa, através da Fundação Cultural da Prefeitura de Itajaí.
Qual o critério de seleção para os artistas poderem expor suas obras nas galerias?
A intenção deve ser manifesta por escrito, acompanhada dos documentos exigidos. O pedido é encaminhado para os pareceristas e finalmente o aval do Conselho Deliberativo.
Qual a próxima exposição na Casa?
Na Galeria 01, de 17.12 a 13.01, obras de Rafael Saldanha, e na Galeria 02, no mesmo período, obras de Paulo Rosa.
No dia 16.01 a 12.02, na Galeria 01, exposição das obras de Élcio Yoshimori Mazak, e no mesmo período, exposição das obras de Jorge Alberto S. Bucksdrieker, na Galeria 02.
Palavras finais
Gostaria de convidar a todos a visitar a Casa da Cultura Dide Brandão.
Muito obrigado








