Estão abertas, através do site: http://bit.ly/seminariodeproducao. as inscrições para a 3ª edição do Seminário de Produção Cultural de Itajaí, que acontecerá no formato on-line, entre os dias 26 e 29 de setembro.
O evento emitirá certificado de participação e possui acessibilidade em libras em todas as atividades.
A programação conta com palestras sobre escrita de projetos para editais, comunicação para artistas e projetos, captação de recursos, produção cultural para as infâncias, produção e coletividade prestação de contas para projetos culturais, políticas públicas na área da cultural e um Painel sobre ESG (Governança ambiental, social e corporativa) e produção cultural.
O projeto foi idealizado para se tornar um espaço de troca de conhecimentos, tendo em vista o expressivo número de profissionais que trabalham ou têm interesse em atuar neste segmento somado à falta de espaços formativos nesta área.
Programação:
Dia 26/09 – 2ª feira – 19h às 21h
Painel sobre “ESG” e produção cultural
Mediação: Qiah Salla
com empresas convidadas
A atividade irá abordar um dos principais gargalos da produção cultural no país, que é a captação de verba para projetos. Nesta ação serão apresentadas as diversas possibilidades para captar verba para um projeto cultural, desde as vaquinhas online, empréstimos bancários, verba de marketing das empresas até a captação via renúncia fiscal – via leis de incentivo à cultura, bem como será tratado sobre algumas técnicas e estratégias para captar recursos e de que forma é possível fidelizar a empresa patrocinadora.
Dia 27/09 – 3ª feira – 10h às 12h
Escrita de projetos culturais para editais
Ministrante: Sabrina Vianna
Sinopse: A produtora Sabrina Vianna irá falar sobre os principais pontos a serem levados em consideração no momento de escrever para editais culturais.
– como encontrar editais e leis de incentivo da área cultural
– qual a diferença de escrever um projeto e escrever um projeto para editais
– quais cuidados tomar ao escrever para editais públicos ou privados
Dia 27/09 – 3ª feira – 14h às 16h
Comunicação para artistas e projetos culturais
Ministrantes: Camila Gonçalves e Mariana Feitosa
Sinopse: Como pensar a comunicação para um projeto cultural ou para uma carreira artística? O que ainda faz sentido? O que estamos fazendo e por quê?
As produtoras e jornalistas, Mariana Feitosa e Camila Gonçalves vão tratar desta ampla temática da comunicação para artistas e projetos culturais dividindo suas experiências dos últimos anos de atuação. A dupla passará por assessoria de imprensa, marketing digital e produção de vídeo a fim de pensar, junto com os presentes, quais as melhores formas de se comunicar na atualidade e a importância de dedicar-se a este fato.
Dia 27/09 – 3ª feira – 19h às 21h
Captação de Recursos
Ministrantes: Ianca Reinert e Karoline Gonçalves
Sinopse: A atividade irá abordar um dos principais gargalos da produção cultural no país, que é a captação de verba para projetos. Nesta ação serão apresentadas as diversas possibilidades para captar verba para um projeto cultural, desde as vaquinhas online, empréstimos bancários, verba de marketing das empresas até a captação via renúncia fiscal – via leis de incentivo à cultura, bem como será tratado sobre algumas técnicas e estratégias para captar recursos e de que forma é possível fidelizar a empresa patrocinadora.
Dia 28/09 – 4ª feira – 10h às 12h
Produção cultural para as infâncias
Ministrante: Andréa Rosa
Sinopse: Nesta atividade a produtora Andréa Rosa vai falar sobre como é produzir trabalhos e eventos culturais para as infâncias, compartilhando, entre outras coisas, um pouco da sua experiência a partir da coordenação geral do Festinfante – Festival de Artes para a Infância, com 5 edições realizadas desde 2017 em Itajaí-SC.
Dia 28/09 – 4ª feira – 14h às 16h
Produção e Coletividade
Ministrantes: Gika Voigt e Sarah Uriarte
Sinopse: As produtoras Sarah Uriarte e Gika Voigt irão contar sobre suas recentes produções envolvendo coletivos de arte, como o Coletivo Elza, Setorial de Produção de Artes Visuais, entre outros projetos.
Dia 28/09 – 4ª feira – 19h às 21h
Prestação de Contas de projetos culturais
Ministrantes: Ana Clara Marques
Sinopse: A ministrante Ana Clara vai tratar de temas relacionados à prestação de contas
_ Cuidados e precauções
– Legislação vigente, onde encontrar e como compreender?
– Técnicas e estratégias para prestação de contas de projetos culturais.
Dia 29/09 – 5ª feira – 14h às 16h
Políticas Públicas na área da cultura
Ministrante: Elaine Calove
Sinopse: A produtora e gestora cultural Elaine Calove aborda temas relacionados à importância da existência de Políticas Públicas para a Cultura e como gestores públicos e cidadãos devem trabalhar juntos nessa que é uma construção coletiva.
Informações: (47) 9 9914-7396
34ª Marejada reforça compromissos com a sustentabilidade e a inclusão
A sustentabilidade é um dos maiores pilares da Marejada e fortalece o compromisso de Itajaí com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O uso de copos ecológicos evitou o descarte de 400 mil copos plásticos na última edição e seguirá em 2022, na sua 34ª edição, com novos modelos para garantia de um evento zero plástico. O visitante poderá devolver o copo no fim do evento e recuperar o dinheiro investido, ou guardar a lembrança como souvenir.
A festa, que acontecerá, 06 a 23 de outubro, no Centreventos de Itajaí, também adotará a compostagem dos resíduos orgânicos produzidos, reforçará a destinação correta do óleo de cozinha e manterá o uso de embalagens de papel como medidas ecológicas.
Outra ação promovida para fomento da sustentabilidade é o 2º Fórum Kids, que conscientizará as crianças sobre redução do plástico e preservação do meio ambiente. A ação deve alcançar cerca de 1.000 estudantes da Rede Municipal de Ensino em três sessões previstas para essa edição.
Informações: marejada.itajai.sc.gov.br.