Arte Urbana

Arte Urbana, ou street art, é uma forma de expressão artística que utiliza espaços público, ruas, muros, e prédios, como tela para obras como grafite, murais, instalações, lambe-lambes e projeções, fugindo dos museus tradicionais para alcançar o público de forma direta, promovendo reflexão social, crítica e beleza acessível, muitas vezes com caráter efêmero e utilizando diversas técnicas. 

No Brasil, a Arte Urbana, ganhou força nos anos 70, com o grafite como forma de resistência política durante a ditadura.  

A característica principal da Arte Urbana, inclui: Acessibilidade, a arte sai dos locais “consagrados” (museus, galerias) e vai para o encontro das pessoas, tornando-se democrática e integrada ao cotidiano; Expressão e Mensagem, funciona como um canal de comunicação, abordando temas sociais, políticos, culturais, ou simplesmente embelezando a cidade; Diversidade de Técnicas, grafite (spray), lambe-lambe (pôsteres), stencil (moldes), instalações, projeções, esculturas e até performances. 

No Caráter Urbano, a cidade é o suporte e a inspiração, transformando elementos urbanos em arte, como em intervenções que usam portas de garagem ou manchas na parede. 

Muitas obras são temporárias, podendo ser apagadas ou sobrepostas, valorizando o momento e a fotografia como registro. 

Grafite: Desenhos e letras coloridas com spray, popularizado por artistas como os Gêmeos e Kobra no Brasil; Lambe-Lambe: Cartazes e pôsteres colados em muros, com mensagens variadas, do político ao poético, Morfing: Adaptação da arte a elementos da paisagem urbana, como transformar uma janela em um olho, e Instalações: Obras tridimensionais que interagem com o espaço, são exemplos e Técnicas de Arte Urbana.

A arte urbana é uma linguagem viva que reflete a cidade e seus habitantes, trazendo cor, reflexão e um novo olhar para o ambiente urbano. 

Leia também