A Prefeitura Municipal de Canelinha, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Juventude em parceria com a AOVARTI, Associação de Orquestras do Vale do Rio Tijucas, realizarão de 25 a 28 de janeiro o V Encontro Internacional de Jovens Músicos de Canelinha e Região.
O evento terá a participação dos grupos: Projeto Vale Orquestral de Canelinha SC/Brasil, (Projeto financiado pelo FIA e CMDCA de Canelinha) Orquestra Escola de Florianópolis /SC/Brasil (grupo iniciante), Violinos do projeto Arteiro de Porto Belo/SC/Brasil, Orquestra de Orquin (Santiago do Chile) e Orquestra Jovens Músicos Viña Del Mar (Chile).
A programação inicia no dia 25 de janeiro (quarta-feira) com o Concerto de Abertura, às 19h30min, no Auditório da Secretaria de Educação de Canelinha, e segue com uma apresentação no formato pirâmide, praticado no mundo todo, onde se apresentam desde os alunos iniciantes até os mais preparados dos grupos.
Na quinta-feira, (26) de janeiro, as apresentações acontecem em Porto Belo, na praça da Bandeira,Centro às 19h30.
Na sexta-feira (27), os grupos realização apresentações no Santuário Santa Paulina em Nova Trento SC, às 16hs.
No sábado (28), o Concerto de Encerramento será realizado no Centro de Eventos Arthur Adolfo Jachowicz, às 19hs30hs.
O evento que, conta com apoio da Prefeitura de Porto Belo, Fundação de Cultura de Porto Belo, Prefeitura de Nova Trento, Santuário Santa Paulina e CATUR (Associação de Turismo de Canelinha.), terá como ingresso um quilo de alimento não perecível que será doado ao Lar Santa Maria da Paz, de Tijucas.
A coordenação do evento é de responsabilidade dos Maestros e professores Manoel Mário Reis Bittencourt, Carlos Alberto Angioletti Vieira, Juan Mauricio Cerda Caro, Pablo Javier Araya Valenzuela, Beijamim Ignácio Bernal Sepúlveda, André Lourenci, Ulisses Lourenci, Victor Hugo Reis, André Luiz Vieira, Nelson Hugo Bernal Deramond, Javier Nicolas Bernal Elgueta, Tomaz Emilio Bernal Sepúlveda, Fernanda Dias Jacintho (Secretária de Educação de Canelinha), Édio Carlos Pereira (Secretário de Administração e Finanças), Samara Melim,(Gerente de comunicação) Márcia Reis Bittencourt ,Mara Reis , Marta Reis Lourenci e equipe da Coordenação de Cultura, Lazer e Turismo Janaira Reis, Izene Saramento e Lurzete Simas Orlandi.
Por se tratar de um projeto musical com enfoque na formação, o tema principal do evento é a formação e a prática musical de jovens músicos, através de atividades e intercâmbio com músicos do Brasil e Chile. Numa movimentação de aprendizado e muito conhecimento na área musical, o projeto é um mecanismo de aprimoramento para os músicos de Canelinha e região, e uma forma de manutenção e continuidade das atividades da Associação de Orquestras do Vale de Rio Tijucas.
Associação de Orquestras do Vale de Rio Tijucas – Aovarti nasce com um grupo de alunos que estudavam violinos com o professor Manoel Mário Reis Bittencourt. Era formado o Grupo de Violinos de Canelinha, que tinha como sede a Associação de Moradores do Bairro Moura. Os interessados foram crescendo, e a comunidade abraçou o projeto, e com muitas doações foi iniciada uma história de violinos e amor em Canelinha.
A partir de então começaram a acontecer os Encontros de Orquestras Jovens em Canelinha. Foram realizadas algumas edições e em 2016 o encontro recebeu músicos do Chile.
Esse movimento foi crescendo até que de um grupo de violinos, formou-se a Associação de Orquestras do Vale de Rio Tijucas – Aovarti em 20 de maio de 2019. Devido a pandemia só em 2022 a Associação de Orquestras do Vale do Rio Tijucas retorna com as aulas e apresentações de violinos.