Iniciou terça-feira, 28 de fevereiro, às 19h, na Galeria Mauro Caelum, na Casa da Cultura Dide Brandão, a exposição “Gênesis”, do artista plástico Walmir Binhotti, que segue em exibição até o dia 24 de março. A visitação tem entrada franca e ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.
A exposição é composta por 13 obras em óleo sobre tela, em diversos formatos, e tem como inspiração o primeiro livro que compõe a bíblia cristã. Neste trabalho, o artista busca passar ao espectador a sua visão particular sobre a criação do mundo, com destaque a pontos emblemáticos encontrados ao ler e reler o livro do Gênesis. Entre os trabalhos que integram a mostra destacam-se imagens de grande valor estético como: “A criação de Eva”, “Pecado original”, “Expulsão do Paraíso”.
O ateliê do artista está localizado em Itajaí. Ao longo dos anos, o autor desenvolveu uma técnica particular que resulta em uma estética inovadora. Todas as suas obras são feitas a partir de uma base de madeira [compensado marítimo], que recebe o revestimento em tela. A tela, por sua vez, recebe sucessivas camadas de tinta a óleo, com acabamento final de cera de abelha.
Voltado com exclusividade à arte centrada no tema da religiosidade, Binhotti já é reconhecido como um dos mestres da arte sacra em nível mundial, sendo convidado para mostras, feiras e bienais em diversos países desde 2010. A sua primeira viagem internacional foi para a Itália onde participou da Feira de Arte de Pádova. O sucesso que alcançou naquela oportunidade foi diretamente responsável por convites sucessivos que o levaram a diversos países como Índia, EUA, Bélgica e França.
A exposição “Gênesis” foi selecionada para compor o circuito do Edital de Ocupação das Galerias da Casa da Cultura, da Fundação Cultural de Itajaí. O calendário de mostras artísticas das galerias do município iniciou em setembro de 2022 e segue neste ano com a participação exclusiva de artistas residentes em Itajaí. O tempo de cada exposição se estende por um período médio de 30 dias.