“Respira Itajaí” promove eventos culturais em tempos de pandemia


Artistas e produtores culturais se unem e criam o movimento “Respira Itajaí”, para possibilitar eventos artístico-culturais viáveis em tempos de pandemia.

 Dentre as primeiras ações que este movimento está organizando estão a Live de Aniversário da cidade e o evento de estreia do Drive-in (ação a ser realizada no Estádio Marcílio Dias, ainda sem data confirmada).

 A Live com artistas de Itajaí acontecerá dia 14 de junho, às 17h.

Nos dois eventos haverá arrecadação de recursos, que serão usados para remunerar os profissionais e, parte será destinada ao fundo emergencial de apoio aos profissionais da Cultura de Itajaí. A iniciativa privada pode realizar doações ou patrocínios. Essa é a forma encontrada para remuneração de todos os envolvidos no evento.

 O movimento Respira Itajaí conta artistas e produtores que atuam junto ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí, e possui apoio da Fundação Cultural de Itajaí. 

 O setor cultural foi um dos primeiros impactados pela pandemia do coronavírus e, ao que tudo indica, será um dos últimos a voltar com ações presenciais. Segundo a Pesquisa do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina realizada em março, o valor que deve deixar circular na cadeia produtiva é de aproximadamente R$ 118 milhões de fevereiro a maio.

 Respira Itajaí surgiu com o intuito de tomar frente de algumas ações culturais, com o apoio da FCI e CMPC nesta nova realidade imposta pela pandemia. Artistas e demais trabalhadores da cultura estão sem renda e, por outro lado, devido a questões jurídicas, a FCI fica restrita ao lançamento de editais que, mesmo quando emergenciais, demoram a fazer com o recurso financeiro chegue à cadeia produtiva.

 O Movimento é formado por Anderson Davi, Ana Clara Marques, Elaine Calove, Flavio Roberto de Oliveira, Gika Voigt, Karoline Gonçalves e Nilson CWB.

 Informações: Respira Itajaí no Instagram https://www.instagram.com/respiraitajai

no Facebook https://www.facebook.com/respiraitajai, no YouTube, e [email protected]