R$ 0,00

Nenhum produto no carrinho.

Prêmio Simeão 2023

A entrega do Prêmio Simeão 2023, acontecerá nesta segunda-feira, dia 20, as 19h, na sede da OAB de Itajaí.   

A iniciativa integra a Noite das Personalidades Negras de Itajaí e, nesta edição, serão homenageados: o escritor, poeta, letrista, produtor e ativista cultural Hang Ferrero; a servidora pública com 33 anos de dedicação ao município Silvana Maria Cardozo (in memorian); a professora e historiadora Salete Aparecida; o artesão e artista plástico João de Deus Peixoto Brito; e o futebolista Ailton Tomaz Belizario.

O Prêmio Simeão que ocorre desde 2012 em Itajaí, foi reformulado pela Lei nº 7431/2022 e se chama “Noite das Personalidades Negras de Itajaí – Prêmio Simeão”, sendo escolhidas cinco pessoas negras que tenham histórico relevante em prol da comunidade negra de Itajaí, bem como em diversos setores da sociedade, como saúde, educação, movimentos sociais e comunitários, empreendedorismo, assistência social, atividades artísticas e culturais, esportes, entre outros.

A Noite das Personalidades Negras de Itajaí, é uma realização Secretaria de Promoção da Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra – CONEG, e integra as ações do Mês da Consciência Negra e da Campanha Itajaí Sem Racismo.

Conheça os homenageados

Hang Ferrero


Hang Ferrero é um dos poetas mais atuantes da cena literária de Santa Catarina e também ativista cultural de Itajaí. O escritor realiza saraus, espetáculos de poesia, vídeos-poemas, lança livros e visita escolas com seu trabalho.

É Fundador da Academia Mirim de Letras da ALBSC Seccional Itajaí/SC e membro correspondente internacional da Academia de Letras do Brasil/Suíça desde 2018. Na literatura, suas obras de destaque são “Retintas, quando os pretos e as pretas tiram seus poemas das gavetas” e “Do que nos sobra da guerra e outros versos pretos”. Hang também é Técnico em Enfermagem e atua na Rede Municipal de Saúde.

Silvana Maria Cardozo (in memoriam


Silvana iniciou a carreira pública em 1988, como técnica em atividades administrativas na Coordenadoria Regional de Atendimento ao Cidadão de Cordeiros, e atuou em vários setores: Diretoria de Atenção à Saúde, Setor de Transporte, Secretaria de Assistência Social, CRAS e no antigo Pronto Atendimento São Vicente.

Faleceu em 11/07/2022 aos 52 anos, decorrente de um câncer. Silvana foi uma grande servidora do nosso município, dedicada e sempre prestativa ao longo de 33 anos de serviços, oferecendo sempre o melhor de si para a população de Itajaí.

Salete Aparecida


Salete Aparecida dos Santos é formada em História e pós-graduada em Diversidade Étnico-racial, professora da Rede Municipal de Ensino de Itajaí, sempre envolvida com assuntos da comunidade negra, atuando no Núcleo Afro Manoel Martins dos Passos desde sua fundação, em 1998, e há anos é uma das organizadoras da Festa da Nossa Senhora do Rosário em Itajaí, arrecadando alimentos e doações, até a organização e realização das atividades no dia da festa.

João de Deus Peixoto Brito


Mais conhecido como Joca Brito, João nasceu em Benguela, na Angola, em 1962, e se refugiou no Brasil em 1976. Contador aposentado, hoje é artesão, artista plástico e palestrante. Suas obras podem ser vistas em exposições e eventos da comunidade negra da região. Atualmente é presidente da Associação dos Naturais e Amigos de Angola em Itajaí (ANANG) e da Associação dos Angolanos de Santa Catarina (UASC).

Ailton Tomaz Belizario


Durante a adolescência, Ailton iniciou o interesse pelo futebol do município e jogou nos Clubes Náuticos Barroso e Marcílio Dias. Depois, compôs o elenco de diferentes times de Santa Catarina e demais estados da federação, onde se destacou: Rio Branco (PR), Portuguesa Santista (SP), Joaçaba Esporte Clube (SC), Internacional de Lages (SC), Hercílio Luz (SC) e São Luis- ljuí (RS). Em 1986, encerrou sua carreira no futebol profissional. Ailton sempre prezou pela defesa das pautas raciais e o combate ao racismo. 

Leia também