R$ 0,00

Nenhum produto no carrinho.

Projeto Ciência na Mala percorre cidades de Santa Catarina em uma Kombihome

O projeto Ciência na Mala, criado pelos professores, Raquel Welinski de Abreu e Elias João de Melo, com ampla experiência no ensino de ciências, realizado em uma Kombihome, percorrem cidades de Santa Catarina, realizaando Oficinas em Escolas, Corpo de Bombeiros, Parques e Espaços Culturais, tornando a ciência mais acessível através de experimentos, estimulando discussões e incentivando a participação ativa dos alunos no aprendizado.

Uma das atividades que faz muito sucesso e cria maior interesse de crianças e jovens nas escolas onde passam, é a do foguetinho. “Gosto de ver o brilho no olhar das crianças, quando elas veem um foguetinho, que elas montaram, voar até 15 metros de altura e depois correrem até mim cheias de perguntas ou querendo mais dessa vivência!”, diz o Professor Elias.

 
Para a Profa. Raquel, o projeto procura criar maior interesse dos jovens na compreensão dos fenômenos do cotidiano, por meio da experimentação científica de forma reflexiva. “As crianças e adolescentes são inteligentes, criativos e com grande potencial imaginativo, características que os fazem interrogar sobre como o mundo e a vida se organizam, como se constrói a realidade e como eles aí se inserem, reclamando sua natureza humana por meio da participação ativa nos processos pedagógicos”, comenta a professora


O projeto circula com uma Kombihome adaptada para esse trabalho, onde os professores moram desde os primeiros dias de agosto de 2023, na companhia dos cachorros, Nóia, Quinho e Lila.


Elias João de Melo, Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional de Blumenau, com uma trajetória acadêmica que inclui um Mestrado em Educação pela mesma instituição. Há mais de 25 anos, vem dedicando sua carreira à educação, tendo atuado tanto em escolas públicas quanto particulares, no ensino de Ciências.  Além disso, teve o privilégio de contribuir para o nível superior, lecionando em cursos de Licenciatura.

Sua trajetória profissional se destaca pela participação em programas de pesquisa, com ênfase na área de fauna e flora, com foco na formação e pesquisa de processos de formação de professores, especialmente no contexto de Clubes de Ciências. Ocupou a função de supervisor e posteriormente de coordenador do Programa PIBID de Biologia pela Universidade Regional de Blumenau entre os anos de 2012 e 2017. Entre 2005 e 2022, fundou e gerenciou Clubes de Ciências em escolas públicas na cidade de Blumenau, permitindo o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, além de formar professores pesquisadores com uma abordagem reflexiva e investigativa. Esses esforços resultaram na publicação de mais de uma dezena de artigos científicos em diversos eventos tanto no Brasil quanto no exterior.
Em uma mais recente atuação na educação formal, desempenhou a função de professor de Ciências na rede municipal de Navegantes, até julho de 2023. Um elemento marcante em toda a sua carreira é o compromisso com a experimentação científica e o diálogo como estímulos essenciais para a motivação e envolvimento dos estudantes nos processos educativos que desenvolve.


Raquel Welinski de Abreu, Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional de Blumenau, com experiência em educação desde 2012, quando iniciou sua atuação na área como bolsista do Programa de Iniciação à Docência – PIBID. Foi professora de Ciências na rede pública de Blumenau e Navegantes, nos últimos anos, além de ter experiência, também, na tutoria do Curso de Ciências Biológicas no ensino superior.


Possui diversas publicações na área da educação, assim como participações em congressos, simpósios e eventos regionais, estaduais e nacionais.

Desde seu primeiro contato direto com a área, tem o desejo de fazer Ciência de forma significativa, que faça sentido não só para os estudantes, mas para sua própria formação como professora e além disso, como ser humano.

 
Para compartilhar o projeto, fazem a divulgação nas mídias Instagram, Facebook e TikTok pelo endereço @ciencianamala onde vão contando o caminho que estão fazendo, o que buscam, o que estão preparando, como apoiar e patrocinar.


Informações: (47) 9 8922-7946 https://www.ciencianamala.com.br/

Leia também