Acontece em julho e agosto, a 6ª edição do Festinfante – Festival de Artes para as infâncias, com diversas atividades artísticas e culturais, todas gratuitas e com recursos de acessibilidade para o público.
Com início em 27 de julho, até 09 de agosto a segunda etapa da edição, oferece performances, peças teatrais, show, oficinas e outras ações. Os ingressos serão distribuídos sempre 1 hora antes no local das apresentações para o público em geral; para as escolas interessadas em participar das atividades deverão verificar disponibilidade e agendar com antecedência no email: festinfante@gmail.com.
“Esta segunda etapa do 6º Festinfante ocupa diferentes bairros e espaços da cidade, desde o Teatro Municipal, até escolas em diferentes bairros, espaços comunitários, ruas e praças. Em contraponto com a primeira etapa realizada em maio passado, que teve uma programação inteirinha de espetáculos teatrais, nesse segundo momento o festival traz na programação também artes visuais, show musical, performance de rua, intervenções de palhaçaria além de ações de formação e mediação, expandindo os espaços de ocupação, as linguagens artísticas e o alcance de público” relata Andréa Rosa, coordenadora e uma das curadoras do festival.
O Festinfante inicia no sábado, 27 de julho, com a performance na rua “Brincantes – Efeito Colateral”, do Núcleo Efeito Colateral/FEVAS (Rio de Janeiro – RJ). O circuito que é aberto ao público parte da Casa da Cultura Dide Brandão às 11h, passa pelo Mercado Público e segue até a praça da Beiro Rio; nos dias 30 e 31 de julho, das 8h às 17h, a Sala Multiuso da Praça Nª Sra. das Graças, recebe a instalação interativa “Canteiro de Sobras” de Sofia Ramos (Brasília – DF), com oficina e ações de mediação. A visitação é livre, mas para participar das oficinas, as escolas precisam realizar gratuitamente agendamento prévio pelo e-mail: festinfante@gmail.com
Seguindo a programação, em 01 de agosto, às 9h30 e 15h, Laura Conceição (Juiz de Fora – MG) apresenta a Oficina de Literatura e Música “Rap é poema também”, no CAIC – Centro Educacional Prof. Cacildo Romagnani, para alunos da escola. O limite de público é de 35 participantes por turma. No sábado, 03 de agosto, às 15h, o público pode assistir à performance “Batu”, da Artefactos Bascos (Cunha – SP). A apresentação é indicada para crianças de 4 a 8 anos, acompanhada por seus pares adultos.
Mais uma semana de evento começa na segunda, 05 de agosto, com Luciano Pontes (Recife – PE) com a Intervenção Artística de Palhaçaria “Um palhaço em minha escola”. Ao todo serão realizadas 3 sessões em escolas públicas da cidade, com agendamento prévio. Já em 07 de agosto, às 14h30, o Teatro Municipal de Itajaí recebe a peça “Itan e Tal” do Grupo Baquetá (Curitiba – PR). Estarão disponíveis lugares para o público em geral e também para agendamentos de escolas. Ainda no Teatro Municipal de Itajaí, em 08 de agosto, Minha Companhia (Belo Horizonte – MG) apresenta o “Show Avoar” às 14h30, para o público geral e para agendamentos.
E para fechar a programação, no dia 09 de agosto, a Cia Carona (Blumenau – SC) apresenta o espetáculo de contação de história “Como nasceu a alegria” no CEU – Centro Integrado de Artes e Esportes. A apresentação, que vai contar com sessões às 9h e às 14h30, é destinada ao público em geral e para agendamentos de turmas escolares.
Várias das atividades que serão realizadas no Festinfante contam com recursos de acessibilidade como: LIBRAS, disponibilidade de visita sensorial tátil e acessibilidade física autônoma ou acompanhada para idosos, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida na maior parte dos espaços das apresentações. O Festival de Artes para as Infâncias – Festinfante (6ª edição) é uma realização da Ativa Rede em parceria com a Patavinas Culturais, aprovado no Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina por intermédio da Fundação Catarinense de Cultura.
Acompanhe a programação completa e detalhes sobre as apresentações em: https://www.festinfante.com.br/
CONTATOS: (47) 99994 1533 | (47) 99654 9105