A oliveira mais velha do mundo, com até 5 mil anos de idade, ainda produz azeitonas e é um monumento natural protegido na Grécia.
Na pequena aldeia de Ano Vouves, na ilha grega de Creta, pode ser encontrada a oliveira mais antiga do mundo, uma testemunha viva de milênios de história. Estimando-se ter entre 3 mil e 5 mil anos, a icônica “Oliveira de Vouves” ainda produz azeitonas, atraindo anualmente milhares de turistas e curiosos.
Com um tronco impressionante, que mede 12,5 metros de circunferência e 4,5 metros de diâmetro, a árvore se destaca não só por sua idade, mas também por sua estrutura única. Embora o interior do tronco tenha se desintegrado ao longo dos séculos, as camadas externas da oliveira continuam a renovar-se, mantendo-a viva e produtiva.
Reconhecida como Monumento Natural Protegido pelo Governo Grego em 1997 e como Oliveira Monumental pela Associação dos Municípios Olivícolas de Creta (SEDIK), a Oliveira de Vouves é mais do que uma atração turística; se tornou um símbolo cultural. Suas azeitonas são consideradas as melhores do mundo, solidificando a aldeia de Ano Vouves como o coração da produção de azeite na ilha de Creta.
Prêmio Olímpico
Na Grécia antiga, a Oliveira de Vouves era venerada e seus ramos eram oferecidos como o maior prêmio aos campeões dos Jogos Olímpicos. Segundo ‘O Globo’, esta tradição foi revivida nos Jogos Olímpicos de 2004, quando os vencedores foram coroados com ramos de Oliveira de Vouves, reafirmando a conexão entre a árvore milenar e os jogos que inspiraram atletas por séculos.
Curiosidades para os apaixonados por azeitonas
A azeitona é um fruto pequeno, que carrega muita história e um grande sabor. Ao longo de toda a história, conquistou o paladar de muitas pessoas e até hoje faz parte de receitas por todo o mundo.
– A azeitona existe há mais de 5 mil anos
Não se sabe ao certo a origem da oliveira – árvore que tem como fruto a azeitona, mas a mais conhecida vem dos povos do Mediterrâneo há cerca de 5 mil anos. Foi na Grécia Antiga que a oliveira, a azeitona e o azeite de oliva ficaram populares e acredita-se que ganharam o mundo no século XIX.
– A oliveira faz parte mitologia grega
Na mitologia grega, foi realizada uma competição entre os deuses para escolher quem iria proteger uma das cidades. Atenas, para agradar os moradores, ofereceu uma oliveira, que fornecia alimento, óleo e madeira. O povo ficou encantado com essa riqueza e escolheu ela como representante. Desde então, a árvore passou a ser considerada sagrada e utilizada para diversas finalidades.
– Para produzir 1 litro de azeite, são necessários 5 quilos de azeitona
O processo de produção de azeite de oliva começa com a colheita das azeitonas. Depois de lavadas, elas seguem para a etapa de moagem em uma prensa, em que serão trituradas in natura. Depois, a massa de azeitonas é submetida a uma filtragem em uma centrífuga, onde separa-se o azeite extravirgem da polpa.
– A azeitona faz bem para a saúde
A azeitona e o azeite de oliva são conhecidos também pelos benefícios para a saúde. São ricos em vitaminas, sais minerais, ácidos graxos e fibras, com destaque para ômega 9 e a vitamina; também são fontes de gorduras monoinsaturadas e polifenóis, que possuem propriedades antioxidantes.
– Existem mais de 2 mil varietais
Existem, hoje, mais de 2 mil espécies de azeitonas catalogadas e cerca de 700 são cultivadas. Cada uma dessas variedades – chamadas de varietais – tem características específicas. Muda o formato, a cor, o tamanho e até mesmo a quantidade de polpa do fruto.






