R$ 0,00

Nenhum produto no carrinho.

Biblioteca Pública de Itajaí celebra 23 anos de fundação

Aconteceu na última terça-feira, dia 27, a entrega da revitalização, reforma e restauro da Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior, data em que a instituição comemora 23 anos de fundação.

A cerimônia de entrega da obra contou com a presença de duas filhas do patrono da instituição, Ivete Silveira e Beatriz Silveira, comunidade, estudantes da Rede Municipal de Ensino, profissionais da educação, artistas locais e da Banda Filarmônica de Itajaí. O evento também contou com declamações de poesias pelo poeta Hang Ferrero, pelos alunos do Centro de Educação em Tempo Integral (CEDIN) Dilzelena Márcia Teixeira e pela professora Narete Cristina Souza.

Num investimento de R$ 900 mil, e sem interrupção dos serviços prestados à comunidade, o prédio da Biblioteca teve a cobertura recuperada, com a substituição do mesmo material a fim de preservar as características originais; revisão e restauro das esquadrias de madeira, pintura de toda a edificação interna; reforma dos sanitários e da área administrativa; substituição da plataforma elevatória; revisão elétrica e execução de sistemas de preventivo de incêndio.

A revitalização, contou com melhorias nas calçadas e canteiros do entorno da biblioteca, e contemplou a pintura externa, na cor azul, que foi escolhida por meio de votação pública pelo site da Educação, com 41,2% dos votos e aprovação do Conselho de Patrimônio Cultural de Itajaí, com adequações de tonalidades.

Em maio deste ano, a Biblioteca apresentou um recorde nas movimentações, desde 2006. Foram 2.700 obras emprestadas, 2.404 consultas de obras do acervo, 158 utilizações dos terminais com internet, 156 novos cadastros e 1.800 livros doados à comunidade, ao longo do mês passado.

“Essas formas de interação entre o usuário e a biblioteca ressaltam a importância desta instituição para toda a sociedade itajaiense e suas possibilidades de contribuir com a mediação da informação, da arte e da cultura, por meio de variados suportes que fomentam a educação permanente na contemporaneidade”, pontuou a diretora da Biblioteca, Elaine Cristina da Silva Martins.

A Biblioteca Pública Municipal e Escolar funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h (sem fechar para almoço), e aos sábados, das 8h às 12h. 

Leia também