Durante os meses de outubro e novembro, as escritoras, Camila Gonçalves, Caroline Carvalho, Daiana Wagner, Laura Odara, Márcia d’Àvila, Mônica Longo, Pietra Garcia, Sabrina Vianna, Sandra Coelho e Silvana Rocha levam o projeto “Livros abertos: Literatura da infância à adolescência”, até a Escola Básica Francisco Celso Mafra (bairro Itaipava), Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira (bairro Baia),CEI Nilton de Andrade (Itaipava), Escola Básica Inês Cristofolini (Loteamento São Pedro), Escola Básica Professor Martinho Gervasi (Brilhante II) e EEB Monsenhor Vendelino Hobold (Itaipava) e Escola Básica Judith Duarte de Oliveira (Itaipava), vinte contações a partir das suas próprias histórias com doação de uma média de 600 livros aos alunos e professores.
Buscando fomentar acessibilidade, parte dos materiais será disponibilizada com fonte adequada para pessoas com dislexia. “A(Cor)da Sá” que possui apenas versão digital, terá oficina como desdobramento. O livro “Caticipa, o galo viajante”, que teve sua edição esgotada, também terá uma oficina com a autora. A formação feita por Sabrina Vianna abordará o colorismo, ou seja, como diferentes tons de pele recebem tratamentos distintos na sociedade por conta do racismo. Silvana Rocha ministrará o legado do artista visual catarinense Ernesto Meyer Filho. As autoras de livros de poesia farão dinâmicas e bate papos com os adolescentes.
O projeto é um meio de incentivar o senso crítico desde a infância, levando em conta que a leitura possibilita novos pontos de vista e, com eles, o acesso a outras ideias, conceitos e valores. Além disso, o objetivo é despertar a autoestima, a criatividade e a sensibilidade das crianças e adolescentes.
Informações: 47 9 9948-0185 47 9 96549105