R$ 0,00

Nenhum produto no carrinho.

HERBÁRIO BARBOSA RODRIGUES

Por Eliezer Patissi

A edificação foi construída para abrigar a sede do Herbário Barbosa Rodrigues, fundado em 22 de junho de 1946, pelo estudante de teologia Raulino Reitz. A instituição atravessou fronteiras e divulgou o nome de Itajaí no universo científico graças ao trabalho ali desenvolvido. O nome Herbário Barbosa Rodrigues é uma homenagem ao expoente da botânica brasileira, em homenagem ao seu centenário. É reconhecido mundialmente por possuir uma coleção de cerca de 70 mil espécimes de plantas, algas e fungos herborizados, a maioria coletada em terras catarinenses. Essa coleção é considerada uma das mais importantes para o estudo da flora no estado e no Brasil.

          A edificação foi concluída em 1953, é composta por duas unidades, sendo a casa principal e um anexo independente, o casarão principal possui uma área de 357,26 m² e o anexo possui 65,62 m². A fachada principal tem entrada marcada e protegida por uma varanda contida em seu volume. Esta varanda é composta por três arcos ogivais. Imediatamente acima, no pavimento superior, originalmente existia uma varanda nas mesmas dimensões, fechada com esquadrias na década de 1990. Nas quatro fachadas repete-se ornamentos decorativos em alto relevo em material nobre, pedra quartzo rosa, contornando todas as janelas de verga reta. Possui telhado em telhas cerâmicas estilo francesa. A arquitetura estrutura-se em sua composição volumétrica que integra formas geométricas: prismas retangulares, quadrados e cilíndricos trabalhados em proporções verticais e horizontais. (descrição arquitetônica – dossiê de tombamento, FGML, 2011).

          Implantado no terreno com 2.080 m², que compõe toda uma quadra, a projeção da edificação integra parte do terreno, sendo este de grande área livre. Está situada frente a uma das principais vias da cidade, Av. Cel. Marcos Konder, 800, Centro. O Herbário Barbosa Rodrigues está próximo de outras edificações importantes, como a Igreja Matriz, o Palácio Marcos Konder, e a Casa de Cultura Dide Brandão.

          A existência deste singular exemplar do nosso patrimônio resistiu a forte pressão imobiliária, que quase fez com que a antiga diretoria da instituição permutasse o terreno para construção de um grande edifício, o que felizmente não aconteceu. Interessante observarmos também o processo de tombamento desta edificação, que se arrastou por longos dez anos. Por fim, o Decreto 12.096 de 18 de dezembro de 2020 declarou a edificação tombada em nível municipal.

          O Herbário Barbosa Rodrigues é administrado atualmente pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, que projeta obras de melhoria e qualificação do espaço buscando atender às necessidades de armazenamento de acervos, promover melhorias nas condições de conservação, acessibilidade e segurança.

Leia também

Pelznickel de Guabiruba

Som relaxante de pássaros

Refúgio Alemão em Santa Catarina

Geração Mimimi