O Hotel Brazil, assim primeiramente denominado, constitui um dos mais antigos exemplares do patrimônio cultural edificado de Itajaí, foi construído em 1897, administrado por Alexius Reiser, que posteriormente transferiu para Pedro Burghardt, posteriormente para Cia. Malburg, sendo ainda depois transferido para Carlos Wloch, em 1932. Passou a chamar-se Itajahy Hotel, cujo local serviu por muito tempo como ponto de encontro de negócios e parada de obrigatória de ilustres que passavam por Itajaí.
A edificação possui três pavimentos com grandes aberturas frontais, sacada em ferro trabalhado ao meio. As paredes são largas e o pé direito alto, construído em estilo república, de inspiração romântica e neoclássica, vigente no final do século XIX. Alguns elementos de fachada foram descaracterizados, comparadas com fotos antigas, como a inclusão de revestimentos cerâmicos e mãos francesas. A edificação não possui recuos no terreno em que está situada, sua fachada e entrada estão imediatamente na divisa com o passeio público. As edificações vizinhas, de um lado a casa Konder, acompanham o mesmo gabarito. Ao lado direito existe um terreno que serve de estacionamento ao Hotel, terreno este que abrigava casa da família Miranda, demolida em 1990.
A edificação é protegida por meio de tombamento estadual e municipal, Decreto 3.460 de 23/11/2001 e Decreto 7.927 de 26/06/2006, respectivamente. Localiza-se na Rua Lauro Müller, n. 97, no Centro de Itajaí.
O Hotel Rota do Mar está no Sobrezoneamento do Centro Histórico, parte do território que corresponde ao núcleo original da cidade, onde o desenvolvimento urbano deve proteger e valorizar o patrimônio edificado, tendo como objetivo ressignificar a área como núcleo histórico, cultural e comercial.
A edificação funciona até hoje sendo explorada por particulares como hotel, recebendo hospedes diariamente. No térreo funcionam a recepção, restaurante, e no térreo aos fundos, foi realizada uma expansão com quartos, não pertencendo ao corpo original da edificação.
Autor: Eliezer Patissi
Bacharel em Administração Pública (ESAG/UDESC), Engenheiro Civil, Mestre em Gestão de Políticas Públicas (UNIVALI), Membro do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e Conselho Municipal de Políticas Culturais.








