A história da Igreja Matriz Santíssimo Sacramento, um dos principais marcos arquitetônicos e simbólicos de Itajaí, pode ser conhecida por meio de uma exposição que celebra seus 70 anos, no Centro de Documentação e Memória Histórica – Casa Lins, na Rua Lauro Müller, 335, no Centro de Itajaí.
A mostra, intitulada “Igreja Matriz Santíssimo Sacramento: um gesto de fé convertido em força, pedra, cor e luz” reúne documentos, plantas arquitetônicas, fotografias e registros históricos que retratam a trajetória da construção da igreja, e seu papel na vida da comunidade, fica aberta até o dia até 6 de março de 2026, de terça a sexta-feira, das 14h às 18h, com entrada gratuita.
A exposição permite ao público compreender não apenas os aspectos arquitetônicos da igreja, mas também o contexto histórico em que foi erguida, a riqueza dos detalhes, desde sua construção até os elementos artísticos que a tornam única. O visitante poderá conhecer de perto plantas arquitetônicas originais, fotografias históricas, registros de eventos religiosos e sociais e até depoimentos que ilustram a importância da igreja na vida da comunidade ao longo das décadas. O projeto da Matriz foi iniciado em 1941 e concluído em 1955, e ao longo do período de construção, os moradores de Itajaí participaram ativamente por meio de campanhas, doações e ações coletivas para que a igreja fosse erguida.






