R$ 0,00

Nenhum produto no carrinho.

Magru Floriano – Exposição Reminiscências / Remanescências 02 a 29 de junho na UNIVALI

A exposição Reminiscências / Remanescências é um reencontro de três amigos que promoveram suas artes em praça pública, na década de 1970, em pleno regime ditatorial. Era arte de vanguarda – com tendência surrealista – e, era arte engajada – por um mundo melhor e liberdade de expressão. Nesse reencontro, antes de mais nada, afloram reminiscências – fagulhas de memórias, lampejos de saudades, cacos de imagens mentais que teimam em habitar as mentes de três artistas que continuam artistas apesar da longa caminhada… e lá se vão quase cinquenta anos.

Reminiscências faz alusão ao que ficou na memória de todos aqueles jovens que frequentaram as praças de Brusque, Itajaí, Joinville, Blumenau, Laguna, Tubarão … Remanescências faz alusão ao que ficou impregnado em suas próprias vivências como artistas e como cidadãos. Ambos os termos indicam esse movimento de ter consciência de que o tempo passou, mas todos ainda continuam na trilha, ainda estão caminhando guiados pelo espírito libertador da arte. Nesse sentido, as obras de Buss, Guedes e Magru, são remanescentes de um passado que teima ainda em ser presente. Eles estão aqui, reeditando seus votos de fidelidade ao modernismo surreal, ao engajamento por um mundo melhor, aos laços de uma amizade construída em praça pública.

Obviamente que muita coisa mudou, nas pessoas dos artistas e na própria arte que eles nos apresentam… afinal, a caminhada foi longa e desgastante. Mas, permanece o amor à estética surreal, e, o compromisso com a construção de um mundo melhor. Permanece, portanto, a essência do sentimento que há cinquenta anos motivou três artistas a irem para as praças de Santa Catarina. Esse espírito remanescente é que os move para novamente se unirem e promoverem mais uma exposição exaltando os valores da arte.

A exposição Reminiscências / Remanescências permanece no Espaço Multiuso da Univali – campus Itajaí – no período de 02 a 29 de junho, contando com a curadoria de Ane Fernandes.

Leia também