Uma das expressões culturais mais tradicionais do período natalino está presente na programação do Natal Encanto 2025. O Terno de Reis, prática que atravessa gerações e preserva fortes vínculos com a identidade de Itajaí, é uma das principais celebrações dessa época, mantida especialmente nos bairros da zona rural.
O Terno de Reis, segundo o Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, é uma manifestação cultural e religiosa de origem portuguesa e açoriana, incorporada ao Brasil a partir do século 18, especialmente no litoral catarinense. A celebração ocorre entre o período de Natal e o dia 6 de janeiro e rememora a visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus.
Os grupos de foliões percorrem casas e comunidades entoando cantorias acompanhadas por instrumentos populares, como viola, rabeca e pandeiro. A estrutura musical é marcada por três vozes: o mestre folião, responsável pelos versos e pela condução da cantoria; o coro dos foliões, que repete os versos; e uma voz especial que marca o tom final.
Preservado por diversas comunidades descendentes de açorianos, o Terno de Reis permanece vivo em Santa Catarina como um importante patrimônio cultural, transmitido entre gerações e celebrado tanto como devoção religiosa quanto como tradição comunitária.
Na próxima sexta-feira, dia12, os grupos de Terno de Reis se apresentam na Igreja Santa Luzia, no bairro Espinheiros, a partir das 20h; e no sábado, dia13, acontece o 35º Festival de Terno de Reis Padre Ivo Petry, na Igreja São Paulo Apóstolo, na Itaipava, a partir das 20h30.
A celebração é uma das mais tradicionais do município e reúne diversos grupos que perpetuam o cântico festivo que anuncia a visita dos Reis Magos ao menino Jesus.






