Acontece nesta sexta-feira, dia 11 de julho, às 20h, na Itajaí Criativa Residência Artística, com entrada gratuita, a apresentação EU, UMA OUTRA que chega ao seu quarto experimento cênico com a abertura do processo “Eu, mãe”, uma criação da artista Ana Paula Beling (Avessa Produções), sob provocação criativa de Milena Moraes (teatro) e Mayla Valentin (música e arte-educação).
Com uma linguagem performativa e contemporânea, o projeto investiga as múltiplas dimensões da mulher, suas identidades, alteridades e contradições, reunindo um coletivo diverso de mulheridades: mulheres brancas, negras, transgênero, cisgênero, lésbicas, heterossexuais, PCD, mães, não-mães e madrastas. A proposta caminha por um feminismo plural, que contempla a complexidade do “ser/tornar-se mulher”.
Neste quarto experimento, Ana Paula Beling se debruça sobre os conceitos de mãe, maternidade e maternalismo, provocando uma reflexão urgente sobre as construções sociais e culturais que, há milênios, aprisionam e reduzem as mulheres. O trabalho transita entre o pessoal e o político, o autobiográfico e o coletivo, misturando memória, ficção e afetos, com um tom que oscila entre o amor, a raiva e o deboche — afetos que só uma mãe exausta é capaz de performar.
“Eu, mãe” é o quarto de uma série de quatro experimentos do projeto, que está dividido em duas fases de desenvolvimento. Como nos anteriores, essa abertura de processo convida o público não apenas a assistir, mas a se implicar nas questões que atravessam a cena.