O século XXI iniciado em 1 de janeiro de 2001 e que terminará em 31 de dezembro de 2100, é o vigésimo primeiro século da Era Cristã ou Era Comum, e primeiro século do terceiro milênio, além de também corresponder ao centésimo vigésimo primeiro século do Calendário Holoceno.
O início do século XXI foi caracterizado por uma época de prosperidade na Europa e nos Estados Unidos, seguidos de uma forte recessão, que teve início em 2008; pela Primavera Árabe no norte da África; pelo rápido crescimento da economia da República Popular da China, que se tornou a segunda maior economia depois dos Estados Unidos; e pela ascensão da esquerda na América Latina, assim como seu declínio a partir do final da década de 2010.
A estimativa para o meio do século é que a maior parte da economia global estará concentrada nos países conhecidos como BRICS: Brasil, Rússia, Índia, República Popular da China e África do Sul.
Em termos de comportamento, o mundo ocidental caracterizou-se pela secularização. Em escala global, verifica-se o aprofundamento do processo de globalização da economia e da informação, potencializado sobretudo pela revolução digital, que, embora tivesse início ainda no fim do século XX, tornou-se efetivamente uma revolução no século XXI.
Avanço tecnológico
O avanço tecnológico se concentra nas áreas de eletrônica e telecomunicações, com notório crescimento da internet sobre as coisas e a difusão na informação com o advento das redes sociais. Em destaque a evolução significativa dos computadores e televisores com o fim da produção do tubo de raios catódicos, dando lugar aos monitores de plasma, LCD e LED, que estão cada vez mais finos, inteligentes, versáteis, acessíveis e com maior resolução.
Também é marcado pela evolução dos telefones celulares (tele móvel, em português europeu), que passou de um simples dispositivo com tela monocromática alfanumérica que recebe, faz chamadas e escrever breves mensagens usando teclas numéricas físicas, para tornar-se um dispositivo multifuncional chamado smartphone com uma tela sensível ao toque, que já em muitas ocasiões substitui até os microcomputadores e Laptop, ajudando a levar Internet a lugares com baixos índices de desenvolvimento humano e zonas com conflitos seculares.
Na área de exploração espacial, os programas espaciais estão se desenvolvendo a passos mais largos que no Século XX; com a aposentadoria dos ônibus espaciais da NASA e a busca de custos menores, empresas privadas como a SpaceX estão ajudando fortemente no desenvolvimento de veículos espaciais e foguetões. Um dos seus avanços é a criação de foguetes reutilizáveis e diminuindo a produção de lixo espacial, um dos problemas crônicos.
Saúde
Um dos acontecimentos mais importantes na área de saúde pública do Século XXI foi a Pandemia de COVID-19, que permaneceu como emergência sanitária internacional entre janeiro de 2020 e maio de 2023, causando 20 milhões de mortos em todo o mundo. Iniciada na cidade de Wuhan, na China, espalhou-se rapidamente para a Europa, tendo seu epicentro na Itália e Espanha, e para as Américas, tendo os Estados Unidos como epicentro. A estimativa Em2020, houve uma queda global do PIB de 4,5% em função das quarentenas impostas por todo o mundo, que paralisaram a economia.
Meio ambiente
O Século XXI está sendo marcado pelas discussões sobre o meio ambiente e colocando como um dos principais assuntos a preservação da Amazônia e o combate ao aquecimento global.
O que mudou no século XXI?
O século XXI trouxe grandes – e cada vez mais aceleradas – mudanças para a humanidade. O ano de 2020 intensificaou ainda mais o ritmo de grandes modificações, com o distanciamento social, a ruptura da rotina até então conhecida como normal e o uso constante de máscaras e álcool em gel.






