Arte digital é a criação artística feita com meios eletrônicos, utilizando softwares e hardwares para produzir obras em ambientes virtuais, abrangendo desde ilustrações e animações até experiências imersivas em Realidade Virtual e Aumentada.
É um campo da arte contemporânea que evoluiu com a tecnologia, permitindo fácil compartilhamento e experimentação de novas técnicas, como fotografia digital, pintura digital, modelagem 3D, e até o uso de NFTs para autenticação e venda de obras.
As características principais da Arte Digital englobam: MEIO, utiliza tecnologia digital os computadores, os tablets, e os smartphones; FERRAMENTAS, pincéis digitais, tablets gráficos, softwares de design, Photoshop, Illustrator, e a modelagem 3D; VERSATILIDADE, engloba pintura digital, ilustração, animação, design gráfico, arte generativa, e videoarte; ACESSIBILIDADE, fácil reprodução e compartilhamento online, tornando-a mais acessível a artistas e público; e a evolução, e impulsionada por inovações tecnológicas.
Exemplos de Formas de Arte Digital
Pintura e Ilustração Digital: cria obras com pincéis e texturas digitais, muitas vezes imitando técnicas tradicionais, como a aquarela e óleo.
Fotografia Digital Manipulada: Edição e transformação de fotos em softwares.
Animação e Motion Graphics: Filmes e vídeos criados por computador, animações 2D/3D.
Modelagem e Escultura 3D: Criação de objetos tridimensionais para diversos usos.
Arte Generativa: Algoritmos criam as obras, como as criadas por programas como o Aaron.
Realidade Virtual (RV) e Aumentada (RA): Criação de ambientes imersivos ou sobreposição de elementos digitais ao mundo real.
A Arte Digital desenvolveu-se a partir dos anos 1970 e 1980 com o surgimento de computadores pessoais e softwares gráficos, sendo os pioneiros os Harold Cohen e Andy Warhol que exploraram o potencial artístico das máquinas. A internet e o desenvolvimento de softwares como Adobe Photoshop expandiram as possibilidades e o alcance da arte digital.
NFTs, osTokens Não Fungíveis, que conferem autenticidade e propriedade a obras digitais, criando novos mercados; e os Hackathons, colaboração entre artistas e desenvolvedores para inovar, são as tendências atuais da Arte Digital.








