Reconhecida através do Decreto 13.085/2023, como Patrimônio Cultural Imaterial de Itajaí, a Festa de Nossa Senhora do Rosário, é uma celebração religiosa híbrida que aproxima os cultos católicos e de matriz africana, é associada à presença de africanos escravizados e possui registros históricos de sua realização na região desde o final do século XIX.
O Parecer, elaborado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Itajaí, teve como base as pesquisas históricas desenvolvidas pelos historiadores José Bento Rosa da Silva e Moacir da Costa (in memorian), e faz um levantamento minucioso das características e da historicidade da Festa de Nossa Senhora do Rosário como patrimônio cultural da comunidade negra.
Com o Decreto, a festa passa a ser o primeiro Patrimônio Cultural Imaterial reconhecido da cidade e será inscrita no Livro de Registro de Celebrações, com a garantia de ações para sua preservação, difusão e salvaguarda, conforme disposto no Parecer elaborado pelo Conselho Municipal de Patrimônio.
“Recebi representantes do movimento social negro organizado em meu gabinete, dia 20 de novembro, e tomei conhecimento do Parecer e Resolução do Conselho Municipal de Patrimônio. Analisamos e foi feito este Decreto que homologa a decisão que torna a Festa de Nossa Senhora do Rosário o primeiro Patrimônio Imaterial reconhecido na cidade”, pondera o prefeito Volnei Morastoni.