O Hino Nacional Brasileiro é um dos principais símbolos do país, conforme art. 13 da Constituição Federal.
CURIOSIDADES
Origem
O Hino Nacional, pelo menos da forma que se conhece hoje, não foi composto para esse fim. A melodia foi criada por Francisco Manoel da Silva e a letra por Joaquim Osório Duque Estrada. No entanto, o que poucos sabem é que letra e melodia só foram “juntadas” 48 anos após a morte do compositor da melodia, que faleceu então sem saber dessa grandíssima herança deixada para a nação.
Primeira execução do hino
A primeira execução do hino foi em 1831, quando D. Pedro I renunciou o trono a favor de seu filho, Pedro II. Nessa ocasião Francisco Manoel compôs a melodia do Hino, que teve primeira execução com uma letra completamente diferente da que se conhece hoje, criada por Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva.
Segunda execução – Coroação de Pedro II
Quando Pedro II foi coroado, 10 anos depois, a mesma melodia foi executada, mas com uma letra diferente, de autor hoje desconhecido. Depois disso ela foi executada muitas outras vezes, especialmente em solenidades militares ou civis, mas sempre sem letra, até a Proclamação da República.
Concurso para escolha do Hino
Após a Proclamação da República, ainda em 1889 iniciou-se um concurso para à escolha de um Hino Oficial para o Brasil. Mas sabe o que é o mais curioso? Que o Hino atual simplesmente não participou do concurso.
O concurso aconteceu no Teatro Lírico, no Rio de Janeiro e a canção do compositor Leopoldo Miguéz foi a escolhida. No entanto, Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República, não gostou da vencedora e acabou escolhendo o Hino anterior para representar o Brasil.
A junção entre letra e melodia
Desde a escolha do Hino Nacional, em 1889, ele foi tocado apenas com a melodia até 1909, quando a letra escrita por Joaquim Estrada foi finalmente incorporada ao Hino que representa o Brasil, até os dias de hoje.
Função do Hino
O Hino tem quatro principais funções: exaltar e relembrar passado e lutas do Brasil; simbolizar a história do país; terceira, representar a nação e, representar a nação e ser porta-voz do Brasil para as outras nações.
Situações em que o Hino é tocado
O Hino Nacional Brasileiro é executado em diversas situações, eventos esportivos nacionais e internacionais, sessões cívicas e cerimônias religiosas que apresentam cunho patriótico.
Primeiro nome
Antes de ser conhecido como o Hino Nacional Brasileiro, o Hino já ganhou outras denominações, como Marcha Triunfal e Hino 7 de Abril, quando houve abdicação de D. Pedro I.
Regras para execução do Hino
É desrespeito bater palmas durante a execução do Hino Nacional Brasileiro e também após a execução da letra. Segundo o artigo 30 da Lei de número 5.700 de 1º de setembro de 1971, durante a execução do Hino Nacional todos devem ter uma atitude respeitosa, ficarem de pé e em silêncio. Os civis devem permanecer com a cabeça descoberta, s militares, por sua vez, devem fazer continência durante a execução do hino.






