JC

Júlio César Douetts Gouveia, o JC, natural de Londrina PR, foi agraciado com o Título de Cidadão Itajaiense, é colunista do Jornal DIARINHO de Itajaí e de outras mídias na Internet.

JC por JC

Sinto-me uma pessoa vitoriosa

Qual a sua origem?

Sou paranaense de nascimento e itajaiense há mais de 50 anos, e tive a honra de ser agraciado pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadão Itajaiense.

Há quanto tempo escreve para o Diarinho?

De 1985 a 1990 trabalhei na gráfica, entreguei jornais, ajudei a montar as “Chamadas de capa”, recortando e colando as letras. Mais tarde passei a enviar recadinhos para o jornal, carta de leitor e depois passei a assinar a Coluna Toques & Retoques.

Parou em 1990. Por quê?

Montei uma banca de revistas que durou 18 anos. No ano 2000 passei a assinar a Coluna Toques & Retoques no jornal Diário da Cidade. Em 2004 Samara me convidou para retornar ao Diarinho.

Quais são suas fontes para “abastecer” diariamente a Coluna JC no Diarinho?

Fontes são como minas de água, têm que ser preservadas. Já fui processado várias vezes, “paguei o pato” mas nunca revelei minhas fontes.

Quais são os prazeres e as agruras do seu trabalho?

Gosto de poder transmitir meus pensamentos, sempre consciente de que não sou dono da verdade. Já fui processado várias vezes, mas isso faz parte, são ossos do ofício.

Como você está vendo o atual quadro político de Itajaí – considerando-se as ações do Executivo e do Legislativo?

O Executivo tem apenas um ano de governo. É claro que muita coisa precisa melhorar. Tenho expectativa positiva sobre os prefeitos eleitos da região da AMFRI, até Brusque. Quanto ao Legislativo, tem bons vereadores apesar de que alguns represen-tam muito mal a sociedade itajaiense.

Além da Coluna JC no Diarinho você também trabalha outras mídias na Internet. Como está indo o blog do JC diarinho.net?

Vai muito bem, obrigado. São trabalhos que derivam da Coluna do JC no Diarinho (que todo mundo lê, até quem diz que não lê), que tem crescido em número de acessos. Também no Instagran @JCdiarinho tem tido boa aceitação. Apresentamos vídeos com “mensagens” sérias, com bom humor, onde o lúdico diverte e tempera.

E a Gororoba do JC? Desde quando você promove o encontro político-gastronômico?

Começamos em 2007, por sugestão de um jornalista. A deste ano foi a 17ª (foi interrompida por dois anos devido à pandemia). O evento visa o congraçamento de políticos onde todos (independentemente de partidos ou ideologias) sentam na mesma mesa, comem a mesma comida, vestem a mesma camiseta, usam garfo e faca e ninguém se machuca.

Dizem que você está ficando rico com essa festa. É verdade?

A festa não dá prejuízo.

Sua mensagem aos leitores da Sopa de Siri

Quero parabeniza-lo e à dona Sueli, pelo belo trabalho de manter a Sopa de Siri, veículo que por mais de duas décadas divulga arte e cultura. Aos leitores desejar boas festas de final de ano e um novo ano de 2026 com paz e muitas alegrias.

Muito obrigado

Leia também

OFF-ROAD

A influência da música 

Hotel Brazil – Hotel Rota do Mar

Centro