R$ 0,00

Nenhum produto no carrinho.

Maxambomba

Em 1867, foi inaugurado no Rio de Janeiro o primeiro sistema de transporte urbano sobre trilhos do país, um pequeno trem puxado por locomotiva a vapor, apelidado de “maxambomba”. 

“Maxambomba” é uma palavra curiosa com múltiplos significados: vem do inglês “machine pump” (bomba mecânica) e nomeou o primeiro transporte urbano sobre trilhos do Brasil, um trenzinho puxado por locomotiva a vapor que circulou no Rio de Janeiro; também deu nome a uma estação e uma região em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde escravos cultivavam terras na sesmaria de uma igreja.

Geografia e História

A região de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro tem raízes no termo, pois “maxambombas” eram os escravos que cultivavam terras na sesmaria de uma igreja; uma estação de trem local também foi batizada com esse nome.

 Um rio na região de Nova Iguaçu, chamado Apeterei (“Rio do Meio”), também carrega o nome, nascendo na Serra de Maxambomba. 

O antigo Engenho Maxambomba, em Nova Iguaçu, derivou seu nome do mecanismo sobre trilhos usado para carregar as embarcações que desciam o Rio Apeterei (mais tarde, Rio Maxambomba) em direção ao Rio de Janeiro. Em 1858 foi inaugurada a Estrada de Ferro Dom Pedro II ligando a capital do Império a São Paulo e Minas Gerais.[7] A estação localizada no atual município de Nova Iguaçu foi batizada como Maxambomba. O povoado com o mesmo nome tornou-se distrito sede e elevado à categoria de cidade em 1891, passando a se chamar Nova Iguassu a partir de 1916.

Outras Curiosidades

O apelido “Maxambomba” foi dado a um jogador de futebol do Coritiba, em 1916, por ser “a bomba do time”.

A TV Maxambomba foi um projeto cultural da Baixada Fluminense que produzia vídeos sobre o cotidiano local e os exibia em um telão móvel.

O termo ainda é usado hoje por um time de Rugby na Baixada Fluminense, o Rugby Maxambomba. 

Em resumo, “Maxambomba” é uma palavra que migrou de uma máquina a vapor para nomear lugares, pessoas e projetos culturais, refletindo a história e a cultura brasileira, especialmente da Baixada Fluminense. 

Leia também

Arte Digital

Lugares no Natal