A Téspis Cia. de Teatro, que completa 30 anos de trajetória em 2023, retornou de viagem por 03 estados brasileiros, onde participou de mostras e festivais super conceituados no país:
- “XVI Festival de Teatro da Amazônia” em Manaus, onde participou com a peça “Índice 22”, conquistando os prêmios de melhor atriz para Denise da Luz e melhor dramaturgia para Max Reinert, além das indicações de melhor direção para Max Reinert, designer de som para Hedra Rockenbach e dramaturgia do corpo para Denise da Luz.
- “50º Fenata – Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa”, no Paraná, onde já participou de cinco edições. Desta foram selecionados os espetáculos “Papelê – uma aventura de papel” na mostra competitiva e “Índice 22” na mostra “Telmo Faria” (mostra paralela não competitiva que acontece em horário alternativo). Papelê foi premiado com o troféu melhor espetáculo para crianças e melhor trilha sonora para Hedra Rockenbach, recebendo ainda as indicações de melhor atriz para Denise da Luz, melhor direção para Max Reinert e melhor cenário para Max e Denise.
- “XVI Festival Velha Joana” em Primavera do Leste, no estado do Mato Grosso, onde a companhia participou também pela primeira vez. Este festival não era competitivo, mas passou por uma seleção que incluía mais de 200 espetáculos inscritos de todo o Brasil.
“As experiências dos festivais são de fundamental importância para a história de um grupo – ressalta Reinert – pois oferecem uma oportunidade de intercâmbio entre artistas, além de conhecermos a cultura de outras regiões”. Denise da Luz acrescenta que “boa parte da formação e reconhecimento do trabalho da companhia se deu participando de festivais pelo Brasil e exterior”.
No momento, a companhia está trabalhando na montagem de novo espetáculo para crianças “A maravilhosa princesa das bolinhas”, inspirado na vida e obra de uma das artistas plásticas mais reconhecidas no mundo: a japonesa Yayoi Kusama, com estreia prevista para abril de 2023.