Será lançado, no próximo dia 12 de junho, a partir das 19h30, no teatro da Casa da Cultura Dide Brandão, onde acontecem os workshops do Conservatório de Música de Itajaí, o songbook, assinado pelo músico juntamente com o Mariozinho e André Soltau. Durante o evento, haverá sessão de autógrafos e sorteio de brindes.
O livro “Ritmos brasileiros em forma de rudimentos” que mostra a vida e o método de Robertinho Silva, um dos mais respeitados bateristas e percussionistas do Brasil, é composto de partituras compiladas, escritas e sistematizadas pelo baterista Mariozinho, apresentando de forma didática e inédita o método de Robertinho Silva.
A obra que reúne textos do escritor e historiador André Soltau, e que registram memórias do artista e os primeiros contatos de Robertinho com os ritmos brasileiros, é voltado especialmente para estudantes, pesquisadores, profissionais e entusiastas da música.
Disponibilizados no site robertinhosilva.com.br, o material audiovisual busca facilitar o estudo dos exercícios de bateria e percussão.
O workshow sobre a técnica de Robertinho Silva também será lançado em Florianópolis, no dia 13, em Joinville no dia 14, em Porto Belo no dia 15, e Bombinhas no dia 16.
Sobre o conferencista
Há muitos anos, o baterista sonhava em ter seu próprio método publicado. Desde muito cedo Robertinho conheceu e estudou a fundo os ritmos brasileiros e desenvolveu sua forma única de tocar. Ao longo de sua carreira, tocou e gravou com grandes nomes da MPB e jazz mundial: de Gal Costa, Cauby Peixoto, Milton Nascimento, Gilberto Gil e João Donato à Wayne Shorter e Herbie Hancock.
Com 82 anos e mais de seis décadas dedicadas à música, o carioca Robertinho Silva apresenta ao mundo, em forma de exercícios de bateria (os chamados “rudimentos”), os mais variados ritmos presentes na música brasileira. Seu método abrange a linguagem rítmica de um país que possui uma das mais diversas e ricas produções musicais no mundo.
Robertinho Silva tem uma história de parceria com Itajaí, onde já participou de diversas edições do Festival de Música, criando raízes de amizade; criação musical com o público do festival, e desenvolvendo projetos com músicos catarinenses.
Sobre os autores
Natural de Itajaí,Mariozinho é baterista, percussionista, pesquisador e educador musical. Com ampla bagagem musical, nutre grande admiração por Robertinho Silva, do qual já foi aluno. Mariozinho foi convidado pelo próprio artista para organizar, revisar, transcrever e formatar seu método em forma de partituras.
André Soltau é historiador e escritor, responsável por toda a pesquisa histórica e construção narrativa que permeia o songbook. A obra apresenta histórias de Robertinho Silva e sua relação com a música brasileira, transportando o livro para além da técnica musical: trata-se também de um importante registro de parte da história da música brasileira do século XX.